Nordeste Transmontano

Covid-19: distrito ultrapassa os 11 mil casos e mantém-se acima dos 200 casos ativos após 50 casos novos no fim de semana

Publicado por António G. Rodrigues/Fernando Pires em Seg, 2021-07-19 23:47

As últimas 72 horas trouxeram 50 casos novos registados no distrito de Bragança. No entanto, em sentido contrário, 57 pacientes foram já dados como recuperados, o que fez reduzir um pouco o número de casos ativos no Nordeste Transmontano.

Se na sexta-feira eram 208 casos ativos, hoje as autoridades locais de saúde contabilizavam, no seu relatório diário, 201 casos ainda ativos na região.

Mirandela é, agora, o concelho mais afetado, com 61 casos, enquanto Bragança tem 47 e Mogadouro 40.
Carrazeda deixou de ter casos ativos mas Vimioso voltou a ter um, pelo que continuam a ser apenas dois os concelhos sem qualquer caso registado neste momento.

Os positivos ao SarS-Cov2 estão, assim, distribuídos por concelho:

Mirandela        61
Bragança        47
Mogadouro     40
Miranda          18
Vila Flor          12
Vinhais            9
Freixo              8
Macedo           3
Alfândega        2
Vimioso           1

Desde o início da pandemia, já foram registados 11033 casos no distrito de Bragança em 94127 testes realizados.
Em Bragança, a maioria dos casos está concentrada na cidade (37), havendo ainda três em Carragosa e outros três em Espinhosela.

Em Mirandela há 52 casos e três no Cachão.

 

Mogadouro em risco de recuar no desconfinamento

Bragança, Mirandela, Vinhais e Miranda do Douro podem ficar, esta semana, em situação de alerta no mapa do risco de contágio da covid-19, enquanto Mogadouro pode ultrapassar pela segunda semana consecutiva os 240 casos por cada 100 mil habitantes o que implicará um recuo no plano de desconfinamento.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral de Saúde avançados na passada sexta-feira, sobre a incidência cumulativa a 14 dias, no distrito de Bragança apenas o concelho de Mogadouro ultrapassou o limite de 240 casos por cada cem mil habitantes, entre o dia 1 de julho e a passada quarta-feira, dia 14.

Mogadouro teve 266 casos por cem mil habitantes, mas como foi a primeira vez que aconteceu, o concelho fica em alerta, recuando no desconfinamento, se na próxima avaliação, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, ultrapassar de novo os 240 casos por 100 mil habitantes, o que muito provavelmente vai acontecer.

Se isso vier a confirmar-se, o concelho de Mogadouro passa a ter limitação da circulação na via pública a partir das 23h00. Os restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. 

Nos dados da última sexta-feira publicados pela DGS, há outros quatro concelhos do distrito de Bragança que ficaram perto de atingir o limite dos 240 casos por cem mil habitantes:

 Bragança registou 209, Mirandela teve 190, Vinhais 184 e Miranda do Douro registou 177 casos por cem mil habitantes sendo aqueles que estão mais próximos de ultrapassar a fasquia do mapa de risco de contágio na próxima avaliação, na quinta-feira. Ainda assim, diga-se que se isso vier a acontecer ficam em situação de alerta, sem qualquer recuo no desconfinamento, mas uma repetição na semana seguinte já dá direito a restrições.

Nos restantes concelhos, entre 1 e 14 de julho, Freixo de Espada à Cinta registou 154 casos por 100 mil. Vila Flor 83. Carrazeda de Ansiães 53. Vimioso 25, Alfândega da Fé 22 e Macedo de Cavaleiros 21 casos por cada 100 mil habitantes. Torre de Moncorvo não registou qualquer caso nesses 14 dias.

Assinaturas MDB