Maternidade de Bragança realizou mais 95 partos em 2025 do que em 2024
A Maternidade de Bragança, que serve a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, realizou mais 95 partos em 459 partos comparativamente a 2024, o que representa um aumento significativo de 24,1%. Em 2024 há registo de 368 nascimentos. “Este acréscimo de 91 partos ocorreu no mesmo ano em que o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS do Nordeste passou a dispor de instalações renovadas, na sequência de um processo de modernização que reforçou a qualidade, o conforto, a segurança e a humanização dos cuidados prestados a grávidas, recém-nascidos e famílias”, indicou fonte da ULS do Nordeste.
As obras naquele serviço, representou um investimento de cerca de 713 mil euros, financiados no âmbito do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contemplou a realização de obras estruturais, nomeadamente trabalhos de construção civil com intervenção ao nível dos pavimentos, tetos e caixilharias, remodelação das redes de águas e elétrica, instalação de rede de gases e sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, bem como a substituição de mobiliário e equipamentos.
A intervenção no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia permitiu a ampliação e modernização das salas de parto e enfermarias, a melhoria e criação de novos espaços de vigilância, acompanhamento, tratamento e realização de meios complementares de diagnóstico - apetrechados com modernos equipamentos clínicos de tecnologia avançada. “O aumento do número de nascimentos agora registado constitui um indicador relevante da confiança da comunidade nos cuidados de saúde materna e infantil prestados pela ULS do Nordeste, refletindo igualmente o profissionalismo, a dedicação e o empenho das equipas multidisciplinares desta entidade”, indica aquela Unidade Local de Saúde.
