Torre de Moncorvo

Covid-19: Surto no Lar de Mós com 19 casos positivos para a covid-19

Publicado por Francisco Pinto em Dom, 2020-11-29 19:25

Um surto provocado pelo novo coronavírus infetou 19 pessoas no Lar de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, disse este domingo o responsável pela instituição.

“Temos 19 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Destes 19 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, 13 são utentes, cinco são auxiliares e uma profissional de saúde. Estes resultados foram conhecidos, após uma testagem de despiste a 35 pessoas entre funcionários e utentes do Lar”, Indicou Luís Lopes.

Segundo o responsável, há também a registar “17 casos negativos” para infeção provocada pelo novo coronavírus.

“Os 17 utentes que testaram negativo, estão separados em alas distintas da instituição, e os funcionários que testaram positivo cumprem isolamento profilático nos seus domicílios”, disse Luís Lopes.

Segundo o responsável dos 19 casos positivos, há uma funcionária que está internada do Hospital de Bragança e uma utente no hospital de Mirandela.

O primeiro caso de covid-19, no Lar de Mós foi detado no dia 22 novembro. O espaço onde funciona Lar “já foi descontaminado”.

Na quarta-feira todos os utentes e funcionários do Lar voltam a fazer testes à covid-19, por indicação da Autoridade de Saúde.

Na valência de Centro de Dia e apoio domiciliário foram testados oito utentes “que deram negativo para o novo coronavírus.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, o concelho de Torre de Moncorvo registava 72 casos ativos de covid-19.

Assinaturas MDB