COVID-19

Dez concelhos do distrito na lista vermelha dos 191 com maior risco de contágio por covid-19

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2020-11-13 16:24

Dos 12 concelhos do distrito de Bragança, apenas Vimioso e Vinhais não fazem parte da lista vermelha ou daqueles onde o risco de contágio por SARSCoV2 é mais elevado. Mais cinco concelhos do distrito passaram a incluir a lista nacional de maior risco. Na nova lista que subiu de 121 para 191, apresentada pelo primeiro ministro, António Costa, esta quinta-feira, foram incluídos os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Mirandela, Torre de Moncorvo e, que a partir da próxima segunda-feira, vão passar a ficar sujeitos a regras mais apertadas tal como já sucede em Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor.
Ora este fim-de-semana nestes cinco concelhos há limitações à mobilidade de pessoas. Proibição de circulação a via pública entre as 13:00 h e as 05:00 h, salvaguardando-se situações como: deslocações para desempenho de funções profissionais, por motivos de saúde, a mercearias e supermercados, para assistência de pessoas vulneráveis, por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que se demonstre serem inadiáveis e sejam devidamente justificados, entre outras relacionadas com o desempenho de missões/profissões específicas.
Suspensão das atividades de comércio a retalho e de prestação de serviços entre as 13:00 h e as 08:00 h, exceptuando-se: farmácias, clínicas, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua e até 200m2, bombas de gasolina exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos. Os restaurantes a partir das 13h só funcionarão para entrega ao domicílio (proibido o take-away).

Assinaturas MDB