DGS apela à vacinação da gripe e covid-19
A Direção Geral de Saúde apelou, terça-feira, em Bragança, à vacinação contra a gripe e a covid-19, de forma a que a população "passe um inverno tranquilo e em segurança".
As palavras são de André Peralta Santos, Sub-diretor geral da saúde, à margem da apresentação pública do Plano Nacional de Saúde em Movimento.
"Estamos no período de vacinação sazonal. O apelo que deixamos é que todos os que são elegíveis se vacinem contra a gripe e contra a covid. As vacinas são seguras e são a maneira mais simples que temos de nos proteger para o inverno que aí vem, da gripe e covid-19. Muitas vezes, estas populações mais vulneráveis, quando têm estes vírus, requerem hospitalizações e é isso que queremos evitar, para que as pessoas passem o inverno com a família, com bem-estar e em segurança", frisou.
O mesmo responsável garantiu que, atualmente, ainda não se observa "qualquer atividade fora do que é esperado para esta altura do ano do vírus da gripe ou da covid-19". "É normal que em novembro e dezembro essa atividade comece a aumentar.
Portugal regista os seus picos de atividade gripal em dezembro ou janeiro. Esta é a altura de as pessoas se protegerem e vacinarem", frisou.
Declarações à margem de umas jornadas que juntaram em Bragança profissionais de saúde e responsáveis de instituições de todo o norte do país.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)