Diocese

Dia do Consagrado assinalou-se em Torre de Moncorvo

Publicado por . em Qui, 02/12/2026 - 11:01

Torre de Moncorvo acolheu, no domingo, a celebração do Dia do Consagrado na diocese de Bragança-Miranda.
A eucaristia decorreu na Basílica Menor e foi presidida pelo bispo D. Nuno Almeida.
Na homilia, D. Nuno Almeida sublinhou: “Mesmo pequenos e pobres, podemos transformar a Terra e iluminar o mundo!”
“Chamados a ser sal da terra, reconhecemos que muitas vezes perdemos o gosto e a alegria de sermos cristãos. Chamados a ser luz do mundo, nós reconhecemos que muitas vezes esta luz não irradia, mas se esconde ou se apaga. Neste saboroso e luminoso o convite Jesus pede a cada um de nós, queridos consagrados e consagradas, irmãos e irmãs, uma atitude em 3 Ds: Disponibilidade para procurar a vida em plenitude, decisão de se deixar acompanhar por Cristo Vivo; diferença que se experimenta na fidelidade ao Evangelho”, frisou o prelado.
D. Nuno Almeida lembrou ainda a imagem da luz, “para falar da alegria da nossa fé e da nossa missão”.
“E é com alegria, que voltamos a ouvir Jesus dizer-nos: Vós sois a luz do mundo! Sois uma luz para o mundo!
Hoje prestemos também atenção noutra imagem, a do sal! «Vós sois o sal da terra», diz-nos Jesus. Para compreendermos melhor o evangelho deste domingo, recordemos a importância que tinha o sal no mundo antigo. Nos ouvidos dos ouvintes de Jesus esta imagem despertava, certamente, grande entusiasmo, que tanto nos falta, hoje (não havia arcas frigoríficas): Para além de servir de condimento, de dar gosto e sabor às coisas da Vida, no mundo antigo, é o sal, que serve de condimento; dá gosto e sabor às coisas da Vida; é o sal, que purifica, eliminando as impurezas; é o sal, que conserva os alimentos; é o sal que preserva da corrupção; é o sal que cura as feridas mais profundas; é o sal, que sela os compromissos mais solenes”, recordou.
D. Nuno sublinhou que o sal tinha muito valor, era uma grande riqueza. “Chegou a ser moeda de troca e de pagamento. Ainda hoje, dizemos “salário”…!”, recordou o prelado da diocese.

Assinaturas MDB