Estrada Vinhais-Bragança com investimento reforçado de seis milhões de euros
Foi reforçado o investimento para a obra da Estrada Nacional 103 Vinhais-Bragança, incluída no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), na componente Ligações transfronteiriças, que passa a contar com seis milhões de euros adicionais para a execução da obra.
O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, participou na passada sexta-feira na Sessão de Assinatura das Adendas aos Contratos entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários finais, que teve lugar em Castelo Branco. “Na reprogramação do PRR, e tal como definido na adenda ao contrato, o investimento da ligação Vinhais-Bragança teve um reforço financeiro dos anteriores 31 000 000,00 € para 36 646 200,76 €, trata-se de um reforço de quase 6 milhões de euros, o que não deixa dúvidas sobre a importância desta estrada, bem como da sua certa requalificação”, indicou fonte autárquica.
A EN 103, assegura a ligação rodoviária de Vinhais, sede de concelho, à capital de distrito, Bragança, e ao IP4 (rede TEN-T) e insere-se na Euro-região Galiza-Norte de Portugal, localizada no noroeste da Península Ibérica, e composta por duas regiões nacionais (Galiza e Norte de Portugal). “O projeto visa a requalificação da via existente, com retificação de algumas curvas e a construção de pequenas variantes (como é o caso da Variante a Vila Verde, com uma extensão de 4km), correspondendo a 16% de via nova no total da intervenção”, informou o município de Vinhais.
Estiveram também presentes na cerimónia Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, entre muitas outras entidades.