Bragança

Estudantes brasileiros do IPB fazem sucesso nas redes sociais com vídeos sobre a mudança para Portugal

Publicado por AGR/APF em Qui, 2020-08-06 10:15

Andrea Souza e o marido decidiram mudar de vida, deixar o Brasil e vir estudar para Portugal. Escolheram Bragança como porto de abrigo e apaixonaram-se pela região que os acolheu. A mudança gerou curiosidade entre os amigos e conhecidos. De tal forma que começaram a publicar vídeos na internet sobre o processo de mudança para Portugal e sobre aquilo de que mais gostam no Nordeste Transmontano. Alguns já têm milhares de visualizações.

“Escolhemos Bragança por causa do IPB. Pesquisámos, também vimos Beja mas estávamos a torcer para dar certo com Bragança. Como foi a primeira a ser aprovada, viemos para cá e apaixonámo-nos pela cidade”, contou Andrea Souza ao Mensageiro de Bragança.

É ela quem dá a cara para os vídeos, apesar de não ter experiência em comunicação. Para Bragança veio estudar Línguas Estrangeiras enquanto o marido estuda Viticultura e Enologia.

Vieram acompanhados da mãe dela e dos dois filhos menores. “Ficámos encantados. No Brasil vivíamos de uma maneira que não podíamos andar com nada na mão quando saíamos à rua. Vivíamos com insegurança e medo”, relata.

Até agora, passado quase um ano, não se arrependeram da decisão, nem mesmo se o frio causou alguma estranheza.

“Não, no início senti [dúvidas] quando estava frio e tínhamos que acordar muito cedo e levar os meninos para a escola, cheios de mochila e livros, ter que tirar neve do carro... No IPB também havia algumas disciplinas que, por causa do sotaque, demorei algum tempo a adaptar-me. O português e o francês foram a minha maior dificuldade, mas o pior passávamos lá no Brasil”, frisa Andrea Souza.

Do lado de cá do Atlântico encontraram paz, tranquilidade e uma nova forma de encarar a vida.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

 

 

Assinaturas MDB