Nordeste Transmontano

Freixo e Miranda têm da pior acessibilidade a Urgências e Maternidades de toda a União Europeia

Publicado por Glória Lopes em Qui, 11/27/2025 - 10:12

Trás-os-Montes e Douro estão entre as piores regiões da União Europeia no que respeita à acessibilidade aos serviços de Saúde. Segundo um estudo divulgado pelo Eurostate, Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro estão entre os cinco concelhos portugueses mais distantes de uma maternidade ou e de um hospital com serviço de urgência.
O Eurostate revela que Freixo de Espada à Cinta é o segundo país mais distante de uma urgência, sendo preciso uma viagem de 79,7 minutos para chegar. Em pior situação está Barrancos (Alentejo), onde são precisos 90 minutos. Miranda do Douro é o terceiro com menos acessibilidade e os mirandeses têm de fazer uma viagem de 72, 5 minutos.
A distância entre Freixo de Espada à Cinta e um hospital com maternidade é de 79,7 minutos, mas em pior situação está Barrancos (90 m) e Sines (80,5 m), Santiago do Cacém (71,2 m) e Odemira (68,4 m).
Estes indicadores colocam Portugal ao nível de países de Leste como a Croácia, Polónia e Eslovénia tendo em conta o estudo do Eurosate sobre populações a mais de 15 minutos de serviços de saúde.
O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), Pedro Lima, admite as dificuldades de acesso aos serviços de saúde neste território de nove concelhos, mas diz que ao nível do distrito de Bragança a situação ainda é pior do que na área da CIM, dando como exemplo o concelho de Freixo de Espada à Cinta, que está na área da CIM-Douro, dista mais de uma hora e meia do hospital de Bragança.

Assinaturas MDB