Vimioso

GNR tem novas e funcionais instalações que custaram cerca de 750 mil euros

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2024-04-01 11:30

Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vimioso passam a dispor de um novo e funcional quartel resultante de um investimento de cerca de 750 mil euros.
Esta verba foi disponibilizada ao abrigo de um contrato interadministrativo com o ministério da Administração Interna, que vai permitir melhores condições de trabalho para os elementos desta força policial com reabilitação do imóvel.

Jorge Fidalgo durante a cerimónia de inauguração do novo quartel que contou com o ainda ministro da Administração Interna, José Luís Carneiros, destacou que as obras demoram dois anos a concluir, mas que são importantes para o concelho já que ajudam a fixar população e a melhorar as condições trabalho dos militares da GNR.

“Havendo serviços públicos há a fixação de pessoas. Defendo que o Estado deve ser o último a abandonar os territórios quer seja na segurança, na educação ou na saúde”, vincou o autarca social-democrata.

Fidalgo lembrou que a maioria dos 21 militares da GNR que presta sérvio em Vimioso residem no concelho e concelhos limítrofes.

“Estes militares fizeram a sua formação longe deste concelho e alguns prestaram serviço nos grandes centros urbanos e regressaram às suas localidades onde encontram melhores condições de vida. Um militar da Guarda ganha o mesmo no Porto ou em Lisboa, mas em Vimioso encontram outras condições de proximidade “, justificou.

O autarca justificou ainda o ligeiro atraso na conclusão das obras do nos Posto Territorial da GNR de Vimioso com as escassez de materiais, sobretudo os destinados à climatização e informática, a que junta a falta de mão-de-obra.

Já O 2º comandante nacional da GNR , tenente general Paulo Silvério disse que este investimento é uma mais valia para a Guarda e para as comunidades servidas por esta força de segurança

“ A GNR sente-se brindada por ter recebido este equipamento requalificado. As infraestruturas policiais quando são condignas representam, sempre, uma melhoria na qualidade do serviço público prestado, o que traduz num bom investimento para as comunidades” enfatizou o oficial general.

Apesar das vicissitudes e contratempos, estas instalações ficaram prontas em dois anos, tempo em que militares da Guarda que prestam serviço em Vimioso, estiveram em instalações provisórias desprovidas de condições para o exercício das suas funções.

Dos investimentos previstos para o distrito de Bragança, um já está concluído, o quartel da GNR de Vimioso, e cinco estão em projeto de execução, nomeadamente os de Vinhais, Rebordelo, Carrazeda de Ansiães, Argozelo e Alfândega da Fé.

Assinaturas MDB