Nordeste Transmontano

Hernâni Dias acusa Governo de concentrar poder nas CCDR para fugir à Regionalização

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-03-16 17:08

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, acusa o Governo de concentrar competências na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) como forma de fugir à promessa de avançar com a regionalização.

Em causa o facto de o Primeiro Ministro, António Costa, ter dito, na semana passada, que “não faz sentido falar em regionalização quando o líder da oposição é contra”.
“O Governo não pode escudar-se numa declaração de um líder da oposição quando tem vontade de fazer alguma coisa. E se há vontade do Governo em promover a regionalização, tem de fazer muito mais do que isso. Não pode andar a reboque do que é a opinião do líder da oposição, que foi manifestada apenas uma vez aquando do congresso do PSD. Isto mostra claramente que é o PS que não tem vontade de fazer o trabalho que lhe compete porque à mínima dificuldade deixa de fazer esse trabalho”, frisa Hernâni Dias.

O autarca brigantino, regionalista confesso, diz “que tem de haver uma vontade maior de ir à procura daquilo que efetivamente deve ser feito”. “A regionalização era uma bandeira do atual Governo. Tinha o apoio explícito do Presidente da República. Uma declaração do presidente do PSD não pode servir de pretexto para se parar um processo que se diz tão importante para o país”, sublinhou o autarca brigantino.

Percebo que o Governo atual não tem a vontade de promover a regionalização porque, quando lhe surge um pequeno percalço pelo caminho, dizem que afinal já não querem nada. Parecem aqueles meninos em que um é o dono da bola e quando sofre um golo vai-se embora com a bola e já não quer jogar mais. Não pode ser assim. Tem de haver uma vontade maior e o Governo tem essa obrigação de desenvolver todo o trabalho que for necessário para conseguir chegar ao objetivo que pretende atingir. A não ser que isto seja apenas retórica e que, depois, não se pretenda fazer rigorosamente nada. Parece-me que é isso que está a acontecer”, disse.

Assinaturas MDB