Nordeste Transmontano

Laboratório de biologia molecular da ULS Nordeste processou mais de 100 mil amostras de teste à Covid-19

Publicado por . em Qui, 2021-11-18 09:47

Um ano após a sua entrada em funcionamento, a 11 de novembro de 2020, o Laboratório de Biologia Molecular da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, na alçada do Serviço de Patologia Clínica, já processou mais de 100.000 amostras de testagem à COVID-19, com um máximo que chegou a quase 900 amostras diárias, anunciou a ULS em comunicado.
A instalação deste Laboratório foi determinante na luta contra a pandemia na região, uma vez que dotou a ULS do Nordeste de uma capacidade de resposta rápida, eficiente e segura no despiste de infeção por SARS-CoV-2.
Recorde-se que, no distrito de Bragança, o primeiro pedido de rastreio à COVID-19 foi feito em 20 de março de 2020. Inicialmente, as amostras foram enviadas para o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto.
De salientar a implementação, na ULS do Nordeste, a 21 de abril de 2020, de inovadoras metodologias de point care, tendo esta entidade sido uma das primeiras do Serviço Nacional de Saúde a dispor dessa tecnologia, a qual permite, além da fiabilidade dos resultados, uma muito maior rapidez na sua obtenção. Em vez da espera de 24 horas, os resultados passaram, deste modo, a estar disponíveis em apr

Assinaturas MDB