Lamas aposta na Feira da Cereja no fim de semana
A freguesia de Lamas, em Macedo de Cavaleiros, recebe este fim-de-semana a Feira da Cereja, num ano em que se estimam perdas de 40 por cento na produção. “Não é o que esperávamos, mas o tempo não tem ajudado. Durante a colheita vai notar-se mais porque muita fruta está rachada e está em rosco de apodrecer por causa da humidade”, explicou Leonardo Vila Franca, presidente da junta de freguesia.
A aldeia de Lamas é atualmente um dos maiores produtores de cereja no distrito, atingindo 400 toneladas num ano de boa safra. “Este ano não deverá ultrapassar as 250 toneladas. A quebra é acentuada, mas já houve anos piores”, acrescentou o autarca.
A colheita do fruto também está atrasada e já devia ter iniciado há cerca de uma semana. “O tempo não tem permitido. Vamos tentar começar esta quinta-feira. Na feira não faltará cereja”, referiu. Na feira vão participar 22 expositores, não só de cereja mas de outros produtos associados à fileira, como compotas, doçaria, maquinaria agrícola.
Colher tanta cereja requer muita mão de obra. “Ninguém fica em casa, nem crianças, nem idosos, nem mancos. Mas contrata-se gente de fora, porque na aldeia toda a gente tem cereja e cada um precisa de apanhar a sua”, explicou o autarca.