FUTEBOL

Líder Bragança não vai além do nulo frente a um São Martinho combativo

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 02/16/2026 - 11:31

O Grupo Desportivo de Bragança e a Associação Recreativa São Martinho empataram a zero, este domingo, em jogo da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Comendador Abílio Ferreira De Oliveira, em Santo Tirso.

O encontro revelou-se equilibrado desde o início, com uma primeira parte pouco emotiva, marcada pela escassez de oportunidades para ambas as equipas. No segundo tempo, o jogo ganhou dinamismo, sobretudo devido à postura mais ofensiva da equipa da casa. Aproveitando o avanço adversário, o GD Bragança não conseguiu concretizar as ocasiões criadas, evidenciando a ausência das suas principais referências ofensivas, Danny e Ferreira.

Nos minutos finais, a equipa visitante conseguiu evitar a derrota, depois de uma falha defensiva que poderia ter permitido ao São Martinho chegar à vitória. O empate mantém os brigantinos na liderança isolada da Série A, com 35 pontos, mais três do que o segundo classificado, Limianos. O São Martinho desceu para a quarta posição, com 27 pontos.

No final da partida, o treinador do GD Bragança, André Irulegui, lembrou a preparação da equipa e as dificuldades encontradas em Santo Tirso. “Quando iniciámos o trabalho semanal com vista ao jogo com o São Martinho assinalámos logo que iríamos defrontar uma boa equipa que vive um bom momento. As perspetivas eram de um jogo exigente num campo difícil de jogar, com duelos constantes e condições climatéricas adversas. A nossa análise provou-se correta, num jogo onde mostramos algo mais que o adversário e em que tivemos duas situações de possíveis grandes penalidades e um golo anulado”, afirmou.

Apesar do resultado, Irulegui considerou o empate aceitável. “A haver um vencedor seríamos nós, mas tendo em conta o contexto aceito o empate, embora sem entusiasmo. Nenhuma das equipas jogou para o empate, e acabámos com um sabor agridoce, dado que o adversário poderia ter decidido a partida numa falha defensiva, o que nos deixa algum alívio. A nossa posição na tabela permite algum conforto, mas numa competição como esta não se pode facilitar e os jogos em casa são fundamentais”, acrescentou.

O próximo desafio do GD Bragança está marcado para 22 de fevereiro, frente ao SC Mirandela, histórico rival distrital. André Irulegui prevê um encontro exigente e não subestima a equipa visitante, atualmente em zona de despromoção. “No próximo jogo vamos defrontar um Mirandela que na teoria não está no seu melhor momento e precisa de pontos, mas quando estão numa situação difícil por vezes superam-se. Um dérbi é sempre um dérbi e a vitória num jogo destes tem grande importância”, concluiu o treinador.

Foto: Udo Gonçalves

Assinaturas MDB