Macedense goleia AMSAC na despedida de Patrick Simão
O Grupo Desportivo Macedense venceu este sábado, no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros, a AMSAC por 8-3, em encontro da 20.ª jornada da 2.ª Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, onde o destaque foi para a despedida de Patrick Simão da equipa macedense.
A vitória da equipa da casa foi abrilhantada com o golo de Patrick Simão, aos 15’, a inaugurar as contas no marcador. Um tento carregado de simbolismo para Patrick Simão, que assinalou a sua retirada com mais uma demonstração da sua veia goleadora. Os restantes golos do emblema macedense foram marcados por Riquinho (16’, 33’ e 38’), Pauleta (21’ e 23’) e Miguel Castro (34’ e 39’). Para a AMSAC marcaram Luís Nunes (17’ e 22’) e Duarte Quintela (27’).
No rescaldo da partida, Rui Costa, técnico macedense, considerou a vitória justa e aproveitou para deixar uma mensagem de agradecimento ao homenageado da tarde. “Foi um jogo típico de fim de época com equipas soltas sem preocupações com as consequências dos seus erros e a darem um espetáculo de futsal agradável para todos os adeptos. No final o GDM foi mais competente e mereceu por inteiro o triunfo. Ao Patrick, um agradecimento especial pelo que deu ao futsal, espero que a vida lhe entregue novos desafios nesta modalidade e possa ajudar a alimentar os sonhos de quem quiser seguir as suas pisadas”.
Em conversa com Patrick Simão, para o Mensageiro de Bragança, o prolífico ala macedense de 33 anos revelou os motivos que levaram à decisão de abandonar a carreira de jogador de futsal. “Após 25 anos a jogar futebol e futsal, senti que chegou a minha altura de parar. Não porque o desporto já não me apaixone, penso que vai sempre fazer-me vibrar, mas sinto dificuldade em conciliar o desporto com a vida pessoal e profissional. Nesta altura da minha vida quis dar prioridade à minha família e aos negócios da família”, acrescentando que “sinto que este é o momento certo de pendurar as sapatilhas. Na memória e no coração ficam momentos incríveis e colegas que ficaram amigos para a vida”.
Com uma carreira construída no Grupo Desportivo Macedense e Clube Académico de Mogadouro, Patrick Simão recordou alguns momentos da sua caminhada no futsal. “Marcou-me muito a passagem pelo Académico de Mogadouro. Depois de tantos anos a jogar em casa, em Macedo, fui muito bem recebido em Mogadouro e vivi muitos momentos espetaculares naquele balneário. É uma casa que considero a minha e onde, desportivamente, senti-me muito realizado. Recordo também os dois anos muito difíceis de muito sacrifício vividos no Distrital com o GDM, que culminaram numa final louca contra o Moncorvo e a subida à segunda divisão nacional”.
No momento da despedida das quadras, o balanço da carreira desportiva é inevitável. “Termino a carreira orgulhoso do meu percurso e do contributo que dei ao futsal transmontano. Quase sempre atingi os objetivos coletivos das equipas, fui várias vezes o melhor marcador de campeonatos e de equipa e claro que isso me deixa orgulho e com um sentimento de dever cumprido. Tive as minhas oportunidades e sempre tomei as minhas decisões ponderadamente. A única mágoa que possa apontar foi o facto de não ter conseguido subir à 1.ª divisão com as equipas em que joguei. Com mais um pouco de apoio, investimento e sorte, tanto o GDM como o CAM poderiam ter chegado lá. Era assim que eu gostava de ter chegado à 1.ª divisão e não com o convite de alguma equipa que já milita no escalão principal”.
O futuro de Patrick Simão parece inevitavelmente ligado ao desporto e em breve poderemos rever o ex-goleador em outras funções. “Sinto que preciso de uma pausa, mas como amante do futebol e do futsal acredito que ainda tenho algo para dar, noutra função e noutra altura acredito que eventualmente possa acontecer”.
A formação macedense ocupa o 11.º lugar com 14 pontos resultantes de 4 vitórias, 2 empates e 15 derrotas num total de 21 jogos realizados. O emblema de Macedo de Cavaleiros termina a sua participação na 2.ª Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão no próximo domingo, dia 5 de junho, na visita ao Dínamo Sanjoanense.
Foto: Guilherme Moutinho