Macedo de Cavaleiros bate Forjães com golo de Flávio Barbosa
A formação do CA Macedo de Cavaleiros garantiu a presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal, após conseguir a vitória, este sábado, com o golo solitário e decisivo de Flávio Barbosa, na receção ao Forjães SC.
O encontro juntou duas equipas que subiram esta época ao Campeonato de Portugal e que proporcionaram um bom espetáculo, numa bela tarde de futebol, perante os muitos adeptos que se deslocaram ao Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.
A equipa bracarense subiu ao relvado motivada pela vitória na jornada anterior da Série A, do Campeonato de Portugal, onde venceu os transmontanos do Pedras Salgadas, por 3-5, no Estádio da Portelinha.
Foi dos visitantes a primeira situação de perigo. Aos 9’, o avançado Guerra ganhou espaço na área, mas não conseguiu finalizar da melhor maneira. O jovem atacante, de 21 anos, que soma 3 golos em 2 jornadas do Campeonato de Portugal, voltou a criar perigo dois minutos depois. Lance resolvido com a intervenção exemplar do guarda-redes Pedro Fernandes.
A resposta do Macedo de Cavaleiros à sucessão de ataques do Forjães foi pronta e eficaz. Aos 13’, Cláudio Mendes galgou terreno pelo lado direito e cruzou para o cabeceamento letal de Flávio Barbosa. O ponta de lança do Macedo de Cavaleiros em “salto de peixe” assinou o golo que decidiu a eliminatória.
Abalada pela eficácia da equipa da casa, o conjunto orientado por Carlos Viana só voltou a causar perigo aos 42 minutos. O inconformado Guerra tentou o remate colocado à entrada da área, mas a intervenção corajosa e decisiva de David Carvalho resolveu a questão. Um corte fundamental que manteve a vantagem mínima do clube macedense no fecho do primeiro tempo.
No segundo tempo, a equipa visitante pressionada pelo resultado adverso tentou anular a desvantagem concedida, mas sem as melhores soluções.
Ao minuto 48, João Maia, médio de 28 anos, aplicou um remate de longe e colocou a defensiva dos cavaleiros em sentido.
A formação de Rafael Nascimento percebeu a necessidade de controlar o ímpeto atacante do adversário e respondeu com transições rápidas. Aos 52’, Cajó demonstrou a sua mobilidade na frente de ataque, culminando o movimento atacante com um remate que saiu muito perto da baliza defendida por Vasco Freitas.
O Macedo de Cavaleiros demonstrava facilidade em criar situações de perigo e, aos 63’, o médio Alex Machado rematou forte para uma defesa por instinto de Vasco Freitas. Os adeptos da casa gostavam da exibição e Cajó, aos 69’, esteve novamente muito perto do golo. Muito veloz pela esquerda, o reforço proveniente do Lusitânia de Lourosa conseguiu ultrapassar os adversários e rematou a centímetros do poste mais afastado.
A equipa do Forjães apostava em cruzamentos longos, no chamado “chuveirinho”, e Pedro Fernandes agradecia. O experiente guarda-redes do Macedo de Cavaleiros resolveu com tranquilidade todas as situações em que foi solicitado.
Aos 74’, Flávio Barbosa voltou a introduzir a bola na baliza, mas o lance foi prontamente anulado pela equipa de arbitragem liderada por André Santos.
Nos minutos finais, aos 84’ e 90’+6, nota para mais duas oportunidades criadas por Alex Machado e Cajó.
Já em período de compensação, aos 90’+7, o árbitro André Santos mostrou o cartão vermelho ao treinador-adjunto Daniel Branquinho, expulsão motivada por palavras. Após o apito final, com os ânimos exaltados houve lugar para mais duas expulsões. Nuno Simões e Hugo Pereira receberam o cartão vermelho após alguma confusão gerada entre elementos de ambas as equipas.
Com este resultado, o CA Macedo de Cavaleiros junta-se a ADC Rebordelo e o FC Vinhais – isentos da ronda inaugural – no sorteio da 2.ª eliminatória onde poderão já defrontar os 16 emblemas da Liga Sabseg (Segunda Divisão).
Declarações após o encontro
“Este resultado foi ótimo, após a derrota em Mirandela, aos 95 minutos, onde fomos infelizes. Esperámos muito por este dia para darmos a volta e mostrarmos aos adeptos que merecemos estar na segunda eliminatória. Queremos ganhar já o próximo jogo e quero voltar a marcar golo.”
Flávio Barbosa, jogador do CA Macedo de Cavaleiros.
“Trabalhámos muito para conseguir o objetivo de chegar à segunda eliminatória da Taça De Portugal. Estamos muito felizes e o clima é de alguma euforia, mas temos de olhar em frente. Continuaremos a trabalhar porque temos muito para crescer e evoluir. No próximo domingo, frente ao Amarante, queremos conquistar os primeiros pontos da época. Gostaria de dedicar esta vitória aos nossos adeptos.”
Rafael Nascimento, treinador do CA Macedo de Cavaleiros.
“Não conseguimos finalizar as oportunidades que criámos. Falhámos um objetivo que tínhamos e estamos aqui para assumir este desfecho. Tínhamos todas as condições para passar esta eliminatória, com todo o respeito pelo Macedo de Cavaleiros, fomos superiores. Parabéns ao Macedo e boa sorte na prova.”
Carlos Viana, treinador do Forjães SC.
Fotos: Guilherme Moutinho
Taça de Portugal Placard Série A 21/22 1.ª Eliminatória
Limianos (CP) - Montalegre (L3) 3-2
Mirandela (CP) - Fafe (L3) 0-1
Valenciano (D) - Merelinense (CP) 2-4
Cerva (D) - Maria da Fonte (CP) 1-3
Macedo Cavaleiros (CP) - Forjães (CP) 1-0
Vianense (CP) - Âncora-Praia (D) 2-1
Ficha
CA Macedo de Cavaleiros 1
Forjães SC 0
Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros
Árbitro: André Santos
CA Macedo de Cavaleiros: Pedro Fernandes; David Carvalho, Gabriel Branco, Gonçalo Torres, Lotitto, Zé Nando (Poias 79’), Flávio Barbosa (João Filipe 79’), Rubén Ferreira (Afonso Souza (68’), Cajó, Cláudio Mendes (Danny 53’) e Alexandre Machado.
Treinador: Rafael Nascimento.
Forjães SC: Vasco Freitas; Didi (Pedro Silva 72’), Tico, Nuno Ramos, Diogo Apolinário, Miguel Fernandes (Barros 72’), João Maia (Bicho 79’), Venú, Guerra, Chiva (Pauleta 46’) e Nuno Simões (Diegues 56’).
Treinador: Carlos Viana.
Golo: Flávio Barbosa (13’).