Manuel João Carção assume a presidência do GD Sendim sem condições para manter o futebol
Os sócios do Grupo Desportivo de Sendim elegeram Manuel João Carção para o cargo de presidente do clube, sucedendo a André Xavier.
A lista encabeçada por Manuel João Carção foi a única a sufrágio tendo sido conduzida para a liderança do clube no triénio 2022/2025, conforme deliberado na Assembleia Geral Extraordinária que decorreu no passado dia 14 de julho.
Uma das primeiras decisões tomadas pela direção eleita foi interromper a participação do emblema sendinense no Campeonato Distrital de Futebol da AF Bragança, apostando na estreia do clube no futsal distrital. “A decisão da suspensão da modalidade do futebol deve-se às dificuldades em atrair jogadores para Sendim. Os custos com os transportes, juntando o desgaste físico e mental dos jogadores torna muito difícil cativar jogadores para representar o Sendim. Atualmente, não temos capacidade de colocar, pelo menos, dez jogadores a residir em Sendim, tendo em conta os encargos que isso acarreta. Acrescentando, a falta de infraestruturas para garantir as mínimas condições, nomeadamente os balneários. Como jogador, senti na pele o sofrimento que é passar o inverno nessas condições e considero que esse cenário não pode continuar”, afirmou Manuel João Carção.
Na temporada passada, a conquista da Taça Distrital AF Bragança valeu ao clube mirandês um lugar na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol 2022/2023, sendo essa vaga ocupada pelo FC Vinhais face à desistência do mesmo. “Esta Direção teve a perfeita noção que não podíamos assumir o desafio da Taça de Portugal, porque não temos as condições necessárias para assumir uma época com um plantel competitivo, queremos construir uma base estável e crescer com critério e sustentadamente”.
Para o novo presidente eleito, a escolha do futsal serve para manter o clube com um caráter competitivo, apostando na promoção do jogador local. “A escolha do futsal como modalidade principal do clube é uma forma de manter o clube ativo. A nossa lista de possíveis treinadores e jogadores está praticamente definida, após construirmos o plantel será mais fácil apontar os objetivos da época, sendo que a base da equipa será com jogadores da terra”.
Como jogador, Manuel João Carção, de 29 anos, assegura que está longe de 'pendurar as botas'. “Tenho uma proposta no futebol de 11, mas não está descartada a possibilidade de alinhar na equipa de futsal do Sendim. Quero continuar a jogar e isso foi ponto assente antes de assumir a presidência.”
Manuel João Carção fez toda a carreira futebolística no GD Sendim e agora abraça um novo desafio ao assumir a presidência do clube rubro-verde. Na temporada passada, o GD Sendim terminou o Campeonato Distrital AF Bragança no 5.º lugar.
Foto: Guilherme Moutinho