Maria João Ramos é a nova diretora do IEFP de Bragança, Vítor Bebiano fica em Macedo e Manuel Rodrigues em Mirandela
![](/sites/default/files/styles/w900/public/2025-02/WhatsApp%20Image%202025-02-12%20at%2001.09.10.jpeg?itok=TV7YIYqM)
Manuel Rodrigues (Tadeu) vai liderar o Centro de Emprego de Mirandela e Vítor Bebiano o de Macedo de Cavaleiros.
Maria João Ramos foi nomeada esta terça-feira como nova diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança (IEFP), substituindo Sandra Valdemar, que se demitiu no passado mês de outubro, oito anos após assumir funções, enquanto o alfandeguense Vítor Bebiano, antigo candidato à Câmara de Alfândega da Fé, vai substituir Luís Filipe Fernandes em Macedo de Cavaleiros e Manuel Rodrigues assume funções em Mirandela.
Ao que o Mensageiro apurou junto de fonte ligada ao processo, o Conselho Diretivo do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) validou, esta terça-feira, a escolha das três personalidades que vão passar a gerir o Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança, da Delegação Regional do Norte, colmatando assim um vazio diretivo que já subsistia há quatro meses, após a cessação das comissões de serviço dos anteriores diretores.
As nomeações terão efeito a partir do dia 19 de fevereiro.
Maria João Ramos é professora de Inglês no Agrupamento Emídio Garcia. Em termos políticos é secretária da comissão política distrital de Bragança do PSD e também foi eleita para o conselho nacional dos social-democratas no último congresso, em outubro de 2024.
Nas eleições para a Concelhia de Bragança, disputadas em setembro, integrou a lista de Telmo Afonso, derrotada pela de Alex Rodrigues.
O Conselho Diretivo do IEFP também validou os nomes dos dois novos diretores adjuntos do Centro Distrital de Bragança. Manuel Rodrigues vai coordenar o Centro de Emprego de Mirandela, sucedendo a Fernanda Mesquita que estava no cargo, desde março de 2016, mas que regressou à sua condição de professora, em setembro do ano passado.
E Vítor Bebiano foi o escolhido para coordenar o Centro de Emprego de Macedo de Cavaleiros, sucedendo a Luís Filipe Fernandes que cessou funções do cargo de diretor adjunto do Centro Distrital de Bragança, que exercia desde outubro de 2018. Luís Filipe Fernandes regressou à sua função de docente e investigador do Instituto Politécnico de Bragança.
Manuel Rodrigues tem 52 anos, é natural de Mirandela, licenciado em Contabilidade pelo Instituto Politécnico de Bragança, é técnico superior, atual responsável pela gestão do património municipal da câmara de Mirandela (desde 2019).
Já foi Vereador a Tempo Inteiro na Câmara Municipal de Mirandela, entre 2012 e 2013, sendo responsável por diversas áreas de intervenção municipal (Projetos e Candidaturas, Obras e Equipamentos Municipais, Desporto, juventude e Proteção Civil). Voltou a ser Vereador a tempo inteiro, entre 2013 e 2017, eleito nas listas do PSD, sendo responsável pelas áreas do Ordenamento do Território e Urbanismo, Ambiente; Obras Públicas e Proteção Civil). Foi também Vereador da oposição (sem pelouro) entre 2017 e 2021.
Já foi presidente da concelhia de Mirandela do PSD e atualmente é o presidente da Assembleia de Secção da concelhia laranja.
Já Vítor Bebiano tem 46 anos, é natural de Alfândega da Fé, tem a licenciatura de professor do ensino básico, variante de educação física e exerce as funções de técnico superior de desporto no Município de Alfândega da Fé, desde 2005.
Vítor Bebiano já foi em duas ocasiões, candidato a presidente da câmara municipal de Alfândega da Fé, em 2017 e 2021, pelo PSD, sendo atualmente vereador da oposição naquele Município.
Faz parte da comissão política distrital de Bragança do PSD (vogal) e é também presidente da concelhia dos sociais-democratas em Alfândega da Fé.
É também empresário agrícola, dedicando-se à produção de vinho.