Miranda do Douro

Meio milhar de pessoas exibiram a capa de honras no primeiro encontro ibérico

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 04/03/2025 - 09:30

A cidade de Miranda do Douro a acolheu mais de meio milhar de pessoas trajadas com capas ibéricas e outras durante o primeiro encontro peninsular dedicadas a estás emblemáticas e seculares peça de vestuário tradicional peninsular que povoam a tradição cultural deste povo e que ainda hoje enchem de “proua” quem as veste.
A iniciativa foi promovida pela município de Miranda do Douro em parceria com a Asociación de la Capa Alistana e a Asociación Amigos de La Capa de Béjar que procurou assim reforçar a cooperação transfronteiriça e valorizar uma herança cultural, que une os territórios de Portugal e Espanha, perpetuando uma tradição de grande significado histórico e social.
“Ao celebrarmos a Exaltação da Capa de Honras Mirandesa, honramos um dos mais importantes símbolos da identidade do povo mirandês, evocando valores ancestrais como a honra e o respeito des todos os povos que se juntaram a nós”, explicou a presidente da Câmara de Mirando Douro, Helena Barril.
O Primeiro Encontro de Capas Ibéricas fez parte do programa de Exaltação da Capa de Honras Mirandesa, uma iniciativa que ser para promover esta peça única do vestuário tradicional português, onde centenas de capas de honra desfilaram nos ombros de pessoas vindas um pouco de toda e região e não.
Para a além exibição de capas de várias regiões da Península Ibérica, vários momentos musicais de danças, ao longo de dois dias de duração desta cerimónia.
A autarca de Miranda do Douro disse ainda que esta celebração por onde passou a capa de honras mirandesa, a zamorana, a de aliste ou espanhola, demonstra satisfação por esta cidade ter sido o palco do primeiro encontro da capa ibérica.

Assinaturas MDB