Macedo de Cavaleiros

Melhor atendimento à vítima no quartel da GNR totalmente requalificado

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-06-09 11:38

O quartel da GNR de Macedo de Cavaleiros passou a dispor de uma sala de atendimento para vítimas de violência doméstica, valência possível graças às obras de reabilitação do edifício, inauguradas no passado domingo. “Está equipada cm os meios definidos pelo Ministério da Administração Interna (MAI) para estas estruturas. Esta tem que ser uma prioridade de todos enquanto comunidade nacional”, afirmou o ministro, José Luís Carneiro.  

A melhoria foi destacada também pelo comandante-geral, tenente-general Rui Clero, sublinhando que no primeiro trimestre de 2021 foram identificados 37 agressores no concelho pela prática deste tipo de crime. “Este quartel representa também a preocupação da Guarda para com as vítimas de violência doméstica. A sala de atendimento à vítima agora requalificada permite ter um espaço facilitador da estabilidade emocional das vítimas ”, afirmou Rui Clero, salientando que existem grupos mais vulneráveis “a população mais idosa muitas vezes vítima do isolamento e da solidão”.

Através da operação Censos Sénior foram sinalizados neste município 248 idosos nesta condição.

A requalificação do quartel implicou um investimento de cerca de 820 mil euros, financiadas pela Secretaria-Geral da Administração Interna.

O  Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, destacou que “foi um investimento de proximidade e de elevada qualidade”, que resulta de um modelo de parceria entre a administração central e local “que acreditamos serve o interesse público”, acrescentou. 

Segundo o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, com as obras “fez-se finalmente justiça e deu-se dignidade às instalações”, pois os militares trabalhavam em condições “parcas e espartanas”.

Ainda assim, continua a faltar o aumento do número do efetivo da GNR. Ali trabalham cerca de 30 militares, mas seriam necessários mais 20.  “Neste momento temos concursos em aberto para preencher cerca de 2600 lugares no conjunto da PSP e da GNR”, explicou o MAI, dando conta que estão em curso

outros esforços e a Guarda está a abrir novos procedimentos para reforçar os meios humanos. “Esse é um objetivo, melhorarmos as condições infraestruturais daqueles  que optam por servir o interesse público por intermédio das forças e dos serviços de segurança, porque boas condições de trabalho significam maior atratividade, maior dignidade no desempenho dessas funções, e por outro lado o reforço dos meios humanos”, indicou José Luís Carneiro.  

 

 

Investimentos no distrito

No distrito de Bragança a recuperação de infraestruturas das forças de segurança permitiu a construção ou reabilitação de seis edifícios e outras seis têm projetos de execução em curso, com um investimento de superior a 5,5 milhões de euros. “Em Alfândega da Fé melhoramos as instalações e equipamentos elétricos do heliporto e da unidade de emergência e proteção e socorro da GNR, reabilitamos o comando distrital de Bragança da PSP, demolimos parte das antigas instalações da UEPS em Bragança que estavam em perigo de derrocada, transferido a unidade provisoriamente para Izeda. Reparamos as coberturas dos postos de vigia de Montesinho, requalificamos a carreira de tiro de Macedo de Cavaleiros, e este posto territorial que hoje inauguramos”, descreveu José Luís Carneiro. 

Em diferentes fases de execução estão as obras nos postos territoriais de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Argoselo (Vimioso), Vimioso, Vinhais e  Rebordelo. Em veículos e equipamentos o investimento entre 2017 e 2021 foram entregues às forças de segurança do distrito 59 viaturas, 155 armas e acessórios, 416 equipamentos de proteção individual e 42 equipamentos para funções especializadas. “Representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros”, salientou o MAI.  

A GNR está espalhada por 600 aquartelamentos disseminados por 270 concelhos e por 2732 freguesias do território nacional. São mais de 20 mil militares. 

 

Assinaturas MDB