FUTEBOL DISTRITAL

Mirandela foi a anfitriã do arranque nacional do Projeto 'Liga-nos o Talento' (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-11-04 20:18

A loja Continente Modelo de Mirandela recebeu, neste sábado, o arranque nacional do projeto ‘Liga-nos o Talento’, uma iniciativa da Fundação do Futebol – Liga Portugal com o apoio institucional da Missão Continente.

Esta ação conjunta visa a entrega de material desportivo (bolas oficiais) e um apoio financeiro de dois mil euros em cartão ‘Dá’ a cada uma das vinte e duas Associações Distritais e Regionais.

A cerimónia teve a presença de Helena Pires e Helton Arruda, CEO e Embaixador da Liga Portugal, assim como António Ramos, Presidente da AF Bragança, Vera Preto, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Mirandela, e José Manuel Pinheiro, diretor da loja do Continente Modelo de Bragança.

Helena Pires, CEO da Liga Portugal, destacou a importância do futebol não profissional como alicerce do trabalho realizado pela Liga Portugal. “ Temos descentralizado e a estabelecer ligações com as associações, como foi o caso recente das Ações de Formação de Delegados, que curiosamente teve lugar em Bragança. Portanto, esta ligação entre as Associações e o Futebol Profissional é fundamental, é a base da nossa pirâmide, e temos a obrigação, o dever de trabalhar em conjunto e em união para fortalecer o nosso Futebol.”

Para Helton Arruda, o conceituado ex-guarda-redes do FC Porto, o projeto 'Liga-nos o Talento' aspira facilitar a realização de sonhos. “Esta é uma iniciativa que merece os parabéns. É marcante sonhar em ter uma bola e a Fundação do Futebol oferece essa oportunidade de concretizar sonhos. Esta iniciativa é uma das maiores em que participei, pois não se limita apenas ao futebol profissional, mas também visa abranger outros espaços do futebol não profissional.”

O presidente da AF Bragança, António Ramos, sublinhou as dificuldades enfrentadas pelas associações do interior do país e destacou a importância do trabalho realizado por essas instituições. “Espero que, a curto prazo, haja uma discriminação positiva em favor das associações do interior, que enfrentam uma realidade com mais dificuldades do que as do litoral. Acredito que este tipo de iniciativas possa ser replicado e assim responder às necessidades das associações mais pequenas.”

“As associações são a base fundamental de todo o envolvimento desportivo. É evidente que, profissionalmente, é a área mediática que desenvolve o futebol em termos financeiros, mas o futebol de base das associações é aquele que tem o maior número de atletas federados, que eventualmente chegarão à estrutura profissional,” acrescentou.

Na qualidade de anfitriã, Vera Preto, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Mirandela, reconheceu o contributo da iniciativa. “É uma grande ajuda para a associação, permitindo que ela mantenha as suas atividades com os vários clubes e entidades desportivas da região. Além disso, é uma vantagem para os nossos jovens atletas, que terão uma bola bem caracterizada com o símbolo da AF Bragança, e certamente terão ainda mais vontade de praticar futebol.”

José Pinheiro, diretor da loja do Continente Modelo de Bragança, considerou ser essencial reconhecer e superar os desafios da interioridade. “No ano em que a Missão Continente completa 20 anos, faz todo o sentido apoiar estas iniciativas. É nas Associações que tudo começa no futebol e queremos promover, em parceria com a Liga Portugal, os valores da inclusão, da alimentação saudável, do respeito e da tolerância. Começar em Bragança é especial, pois aspiramos ajudar a identificar as dificuldades das Associações do interior para podermos contribuir com as melhores soluções possíveis.”

O material desportivo e o apoio financeiro serão destinados à logística das Seleções Distritais.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB