Mirandelense nomeado Diretor Nacional Adjunto da PSP
O superintendente Pedro Gouveia, natural de Mirandela e atual comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, foi nomeado para diretor nacional adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, adianta uma nota do Ministério da Administração Interna enviada, hoje, às redações.
A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, aceitou as propostas de nomeação dos Superintendentes Pedro Gouveia, João Ribeiro, Ismael Jorge, Virgínia Cruz e Fiães Fernandes para os cargos de Diretores Nacionais Adjuntos e Inspetor Nacional da Polícia de Segurança Pública, propostas que foram apresentadas pelo novo Diretor Nacional da PSP, o Superintendente Luís Carrilho, faz saber a mesma nota daquele Ministério.
Pedro Gouveia, mirandelense de 57 anos de idade, tinha sido nomeado, em setembro de 2023, para comandante do Comando Metropolitano do Porto, depois de José Luís Carneiro (então ministro da Administração Interna) ter aceitado a proposta apresentada pelo então diretor nacional da PSP, o superintendente-chefe José Barros Moura.
O novo diretor nacional adjunto desempenhou, anteriormente, funções como Diretor do Departamento de Segurança Privada e do Departamento de Operações da PSP.
Pedro Gouveia é Superintendente da PSP, desde 2014, licenciado em Ciências Policiais pela Escola Superior de Polícia, atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
No vasto currículo consta ainda o cargo de chefe de Esquadra no Comando Distrital de Vila Real, instrutor do Curso de Formação de Guardas na Escola Prática de Polícia, comandante da 1.ª Esquadra de Trânsito na Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e adido de segurança da Embaixada de Portugal em Timor-Leste.
Pedro Gouveia soma ainda diversos louvores e condecorações.