Planalto Mirandês

Modelo de cogestão do Parque do Douro Internacional deve ser reforçado

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-05-18 09:39

A diretora regional de Conservação da Natureza e Florestas do Norte defendeu que o modelo de cogestão que está a ser implementado no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) “é virtuoso e deve ser reforçado”.
“Vamos continuar a apostar numa gestão ativa e de proximidade. O modelo de cogestão que temos vindo a implementar no território [do PNDI] é um modelo virtuoso e deve ser reforçado e evoluir, sendo uma vontade expressa que pretendemos implementar no terreno”, explicou Sandra Vinhais Sarmento.
De acordo com a responsável pelas áreas protegidas do Norte do país, a comissão de cogestão do PNDI tem estado a trabalhar de forma “muito articulada” para construir uma estratégia de “valorização deste território”.
“De momento existe um plano de cogestão, que no fundo é um plano de valorização que contempla um conjunto de ações de sensibilização, comunicação e de valorização concreta deste território e que resulta de um esforço conjunto de todos os parceiros que fazem parte desta comissão”, vincou.

Assinaturas MDB