Planalto Mirandês

Movimento da Terra de Miranda acusa municípios de inação na cobrança de impostos das barragens

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-05-25 09:36

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) acusou os municípios abrangidos pelas seis barragens transmontanas que foram concessionadas a um consórcio liderado pela Engie de inação na cobrança dos impostos devidos pela transação destas infraestruturas.
“O MCTM o que pretende é encorajar a vontade de municípios de defenderem até ao limite os interesses das suas populações e, por esse motivo, pretendemos que haja mais ação neste domínio, incluído o recurso aos tribunais portugueses e ao europeus”, explicou o membro deste movimento cívico José Maria Pires.
O MCTM acrescentou que passaram dois anos e meio sobre a transação das seis barragens da bacia hidrográfica do Douro, concretamente Miranda, Picote, Bemposta, Feiticeiro, Baixo Sabor e Foz Tua, “e nada foi feito”.
O Movimento referiu ainda que “existe um conflito entre os acionistas da EDP e da Movhera, que enriqueceram com os 110 milhões de euros que deixaram de pagar, e as populações da Terra de Miranda, que são credoras dos impostos em dívida”.

Assinaturas MDB