Município aposta na educação
O Município de Vinhais renovou a “aposta no setor da educação” ao aprovar, em reunião ordinária de 30 de agosto, a atribuição gratuita dos cadernos de atividades aos alunos matriculados no concelho, sob proposta do presidente da autarquia, Luís Fernandes, fez saber a Câmara, em comunicado.
“De salientar que à semelhança dos anos anteriores, vão beneficiar desta oferta todos os alunos matriculados e que irão frequentar, no ano letivo 2024/2025, as escolas do concelho de Vinhais”, lê-se.
Atendendo a que se prevê que no próximo ano letivo o número de alunos, a frequentar todos os ciclos de ensino, que necessitam de cadernos de atividades seja de, aproximadamente 400, o custo dos respetivos cadernos deverá rondar os 25 mil euros, informou, ainda, a autarquia.
“Esta é uma importante medida social que a Câmara Municipal desenvolve junto das famílias e que se assume estruturante para o desenvolvimento do concelho, promovendo a concretização da política educativa de apoio aos alunos e às famílias, assim como contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino”, lê-se no comunicado.
Para além disto, a autarquia atribuiu 23 bolsas de estudo em 2024, totalizando um valor de 11.550,00€.
“Esta medida reflete a determinação da autarquia em ser um suporte direto para os estudantes do concelho que desejam prosseguir os seus estudos no ensino superior, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades económicas”, sustenta o município vinhaense.
“Cumprindo o regulamento, o período de candidaturas para as bolsas de estudo por insuficiência económica foi definido, por despacho do presidente da Câmara, entre 21 de fevereiro e 15 de março de 2024. A seleção dos beneficiários foi realizada por um júri designado especificamente para esta função, assegurando um processo transparente e justo”, frisou ainda o Município.