Bragança

Município investiu 145 mil euros na recuperação de habitação social para oito famílias

Publicado por Glória Lopes em Seg, 04/14/2025 - 16:31

O Município de Bragança atribuiu oito fogos de habitação social municipal a agregados familiares em grave situação de vulnerabilidade e de emergência social, cujos contratos com os beneficiários foram assinados nos dias 4 e 8 de abril.

No total foram investidos 145 mil euros, para beneficiar as habitações, permitindo o realojamento das 33 pessoas que compõem os agregados familiares no Bairro Social da Coxa, no Bairro Social da Mãe d’ Água e no Bairro Social da Previdência. “Concretizando, desta forma, um significativo momento de transformação social, nas difíceis trajetórias de vida atravessadas por estas famílias”, explicou o município de Bragança através de uma nota de imprensa.
Esta estratégia de reabilitação de fogos sociais, segundo a mesma fonte, tem como objetivo promover uma melhoria das condições de vida das famílias mais carenciadas do seu concelho, especialmente as que estão expostas a situações extremas de risco social e consideradas elegíveis a realojamento de emergência.

A câmara dispõe do Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação, mas “persistem situações de exceção e de evidente emergência social, devido a diferentes fatores, como doença crónica e/ou incapacidade, desemprego de longa duração, monoparentalidade, condições de insalubridade e más condições habitacionais, pobreza infantil e idosos com comorbilidades”, salienta a fonte.

Trata-se de famílias que “subsistem com parcos recursos económicos, observados nos baixos valores das pensões (invalidez e velhice), das prestações sociais (Rendimento Social de Inserção, Prestação Social para Inclusão, Subsídio de Doença e Subsídio de Desemprego), bem como, na instabilidade laboral presente nestes agregados”.

Assinaturas MDB