Carrazeda da Ansiães

Museu da Memória Rural vai ter novo Núcleo Museológico no Mogo de Ansiães

Publicado por . em Qui, 10/30/2025 - 09:32

O Município de Carrazeda de Ansiães conseguiu aprovação de uma candidatura para a criação do Núcleo Museológico da Tanoaria, em Mogo de Ansiães, com um valor de investimento de 700 mil euros.
A candidatura aprovada pela Autoridade de Gestão do Norte 2030, marca um passo decisivo na estratégia do Município de Carrazeda de Ansiães para a valorização, preservação e interpretação do património cultural das comunidades rurais.
O novo núcleo será instalado na aldeia de Mogo de Ansiães, localidade onde a arte da tanoaria possui raízes profundas. “No passado, chegaram a existir em simultâneo oito oficinas de tanoaria nesta aldeia; hoje, apenas uma continua em plena atividade, exportando pipos para vários mercados”, explicou fonte do município.
Com este projeto a câmara pretende preservar a memória e o saber-fazer tradicional desta arte, enquanto cria um espaço de interpretação e investigação sobre a tanoaria na Região Demarcada do Douro, reunindo informação, objetos, testemunhos e técnicas dos últimos mestres tanoeiros. Para o efeito vai ser reabilitado um edifício pré-existente, que será adaptado a novas funções museológicas. O espaço vai dispor de área de receção e acolhimento ao visitante, uma exposição permanente distribuída por dois pisos e várias zonas temáticas, um espaço de produtos locais e uma zona infantil (kids).
A exposição procurará combinar tecnologia interativa com elementos tradicionais, permitindo ao visitante mergulhar na história e nas vivências ligadas à tanoaria.

Assinaturas MDB