Vinhais

Nata da agricultura reunida em seminário sobre as potencialidades da região

Publicado por AGR em Sex, 2019-02-01 18:27

O concelho de Vinhais recebe, no próximo dia 7 (quinta-feira), o seminário Oportunidades para os Jovens Agricultores em Portugal, que reúne os principais influenciadores da agricultura no nosso país.

O evento começa às 14h30, no dia de abertura da Feira do Fumeiro.
“Nesta conferência, com um painel internacional, estará um representante da DGAgri a falar sobre o papel da agricultura na UE e o que se perspetiva para futuro. Para além disso, quer o reitor da UTAD quer o presidente do IPB numa mesa redonda a falar sobre a inovação da agricultura e sobre a forma como as escolas estão relacionadas com o setor.
Vamos ter um painel mais político, com deputados do PS, do PSD e do CDS que fazem parte da comissão de agricultura, para nos dar a perspetiva de cada uma das bancadas no novo quadro que se avizinha.

Paralelamente, porque a comercialização e a transformação é fundamental, o presidente da APED vai estar em Vinhais para falar sobre o marcado agrícula.
A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte a falar sobre as potencialidades da instalação de jovens agricultores na região. Tudo isto num painel e num interior do país como é Vinhais.

Estará o representante da CAP em Bruxelas, Duarte Mira, a fazer o lançamento do concurso dos Jovens Agricultores em Portugal e os vencedores irão representar Portugal no concurso europeu que todos os anos se faz em Bruxelas.

É um painel riquíssimo, que já há muito tempo não vinha ao interior do país”, frisou Carlos Silva, presidente da Prorruris.
O objetivo passa por “dar uma imagem e uma importância que a agricultura do interior tem para o resto do país e a noção de que podemos ser competitivos dentro e fora, até porque temos uma das áreas de maior exportação agrícola no país, que é a castanha. Paralelamente, estamos a potenciar o produto rei de Vinhais, que é o fumeiro”, frisou.

Carlos Silva entende que “conseguir juntar um conjunto de influenciadores nacionais e internacionais no concelho de Vinhais é importante”, pelo que apela a que, “principalmente os jovens até aos 60 anos, possam estar presentes pois vai ser um momento único na região”.

Assinaturas MDB