Diocese

Nelson Vale foi instituído no ministério de leitor em ordem ao sacerdócio

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-05-04 11:14

O seminarista Nelson Vale foi instituído no ministério de leitor em ordem ao sacerdócio durante a eucaristia dominical celebrada na igreja do Santuário de Nª Senhora das Graças, em Bragança, presidida por monsenhor Adelino Pais, administrador diocesano de Bragança-Miranda.

O jovem, natural de Carção, no concelho de Vimioso, deu assim mais um passo no caminho para o sacerdócio, numa altura em que está a concluir a sua formação no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga, sob a orientação do padre José António Machado.

Monsenhor Adelino Pais salientou a importância da instituição deste leitor numa Diocese onde faltam padres. “Precisamos de servidores, sobretudo, no sacerdócio e, por isso, esta instituição é um passo de um jovem em ordem a sacerdócio. A Diocese alegra-se com este passo dado pelo Nelson”, explicou o administrador diocesano.

Nelson Vale contou ao Mensageiro que estava feliz e que, apesar de ser uma decisão maturada, tem noção que pela frente o espera “um percurso longo, mas bonito, certamente com momentos de angústia face ao futuro desconhecido”.

O jovem ingressou no seminário de S. José, em Bragança, com 13 anos e está a um mês de concluir a formação em Braga. “Tudo começou quando uma senhora da minha terra me convidou para fazer um pré-seminário. Vim e experimentei. Despertou em mim algo bom e disse aos meus pais que queria vir para o seminário. A início eles não aceitaram bem, mas eu insisti e acabaram por me apoiar”, recordou Nelson Vale que manda uma mensagem aos jovens. “Apesar de estarmos numa Igreja em crise, vale a pena apostar em Cristo e na sua Igreja”, sublinhou.

O pai, Felisberto Vale, confessou que era um momento emocionante para a família. “É a escolha dele. Desde jovem que quer ser padre”, afirmou.

No próximo ano mais dois jovens da Diocese de Bragança-Miranda vão ingressar no seminário maior.

Ao ministério de leitor segue-se o de acólito e a admissão às ordens sacras em ordem ao diaconado. “A vocação é um chamamento feito por alguém superior a nós, mas que o faz através do seminário, ou de pessoas como sacerdotes ou catequistas”, acrescentou monsenhor Adelino Pais.

A Diocese de Bragança-Miranda tem atualmente cerca de meia centena de padres no activo e 13 diacónos permanentes. “Alguns sacerdotes têm alguma idade e estão a necessitar de serem rendidos na sua missão. Temos muito território e pouca gente” destacou o administrador diocesano.

Assinaturas MDB