Nuno Fernandes renova ligação ao Futebol Clube Vinhais com os olhos postos na formação
O treinador Nuno Fernandes renovou por mais uma época com o Futebol Clube Vinhais, somando a sua terceira época consecutiva ao serviço do emblema aurinegro.
Em declarações ao Mensageiro de Bragança, o técnico vinhaense, de 40 anos, revelou alguns dos desafios inerentes ao compromisso acertado com a direção do clube liderada por Carlos Afonso. “A renovação vem dar azo à vontade de ambas as partes darem continuidade ao projeto iniciado no ano transato. Um projeto aliciante pela sua especificidade. Que se centra sobretudo na construção de uma equipa forte recorrendo a atletas com caraterísticas especiais, atletas que ainda querem crescer e que, em simultâneo, pela sua qualidade e experiência, promovem também o crescimento de jovens com qualidade da nossa formação e do nosso Distrito.”
A aposta na formação funciona como base do projeto vinhaense e Nuno Fernandes garante que este é o caminho acertado. “Queremos lapidar atletas e ajudá-los na sua melhoria técnica, tática, psicológica, estratégica, no fundo, queremos ajudar globalmente os nossos atletas, mais novos e os mais experientes, para que eles nos possam ajudar a vencer juntos. Como disse, é um projeto aliciante e que nos testa a todo o momento porque temos de construir e vencer. Não há melhor, e nesta fase é isso que procuro. Crescer, mas fazê-lo sustentadamente. Aliás, penso ser esse o caminho mais sensato no nosso Distrito. Clubes que olhem com desprimor para a formação de atletas vão pagar a fatura mais tarde estou certo. De qualquer forma e independentemente do que os outros realizem, este é o nosso caminho,” declarou o técnico.
Para a próxima temporada, o antigo capitão do FC Vinhais promete manter uma equipa competitiva e focada no trabalho realizado jornada após jornada. “Os objetivos vão muito além do óbvio, dizer que queremos ficar ou lutar por determinada posição é redutor e pode ser ilusório. O nosso foco centra-se em construir uma equipa forte e capaz, que nos permita lutar em todos os jogos pelos três pontos. Uma coisa é certa, vamos preparar-nos convenientemente para vencer sempre, como tem sido hábito nestas duas últimas épocas desportivas,” avançando que “o intuito é manter grande parte do plantel anterior, até pela questão da continuidade e, como é natural, adicionar alguns atletas que acrescentem competitividade. Queremos gente comprometida, ambiciosa e disponível para evoluir individual e coletivamente.”
A próxima edição do Campeonato Distrital AF Bragança mereceu o comentário de Nuno Fernandes, que vaticina uma temporada competitiva. “Antevejo uma época muito competitiva com equipas bem orientadas e com excelentes valores. Olhem para as épocas transatas, decidiram-se no fim, acredito que esta não fugirá disso”.
Na época transata, Nuno Fernandes, o timoneiro e antigo capitão do Futebol Clube Vinhais, garantiu o terceiro lugar, ultrapassado pelo promovido GD Bragança e Rebordelo, e eliminado na segunda eliminatória da Taça de Portugal pelo Nacional da Madeira (0-3).
Foto: Guilherme Moutinho