Bragança

Outubro Rosa com iniciativas todos os fins-de-semana para sensibilizar para o cancro da mama

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2024-10-03 09:50

São quatro fins de semana com iniciativas associadas ao Outubro Rosa, para sensibilizar a população para a necessidade de prevenção do cancro da mama, com reforço de atividades. “O cancro da mama é um dos cancros que mais afeta a população portuguesa. As mulheres têm mais facilidade em falar disso do que os homens, embora alguns também sofram desta doença, e temos dois a ser acompanhados. A delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e o Movimento Vencer e Viver organizam várias iniciativas para assinalar que a importância dos rastreios, de estar atentos e alertar para a necessidade de estar atento”, explicou Anabela Anjos, da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença. Na grande maioria dos casos a morte podia ser evitada se a doença fosse tratada precocemente, por essa razão se criou a iniciativa Outubro Rosa, para alertar para a necessidade de fazer exames de rastreio, apostar na educação para adotar uma atitude preventiva e manter uma postura atenta e vigilante.
No próximo sábado, 6, realiza-se o Passeio Alerta Rosa, com concentração às 10h00 no Jardim da Braguinha, com percurso pela cidade. “Conta com todas as entidades e instituições (NAC, Motocruzeiro, associações equestres, associações de ciclismo, Ginásio Clube de Bragança) que vão percorrer a cidade com um laço rosa, seja de carro, bicicleta, a cavalo, motos, a caminhar, finalizando no castelo, com a bênção dos presentes”, acrescentou Anabela Anjos.
No dia 12, regressa à Praça da Sé a banca do Pão Por um Euro, uma iniciativa solidária a que se junta a Padaria Pão de Gimonde e A Moagem do Loreto. As receitas revertem para a LPCC. A animação fica a cargo da Academia JDC.
No dia 19 realiza-se o Chá Rosa, no Museu do Abade de Baçal, com a presença de mulheres que passaram ou estão a passar pela experiência do cancro da mama e ainda a participação da médica Ana Catarina Pires. “Decidimos assinalar todos os fins-de-semana com iniciativas, algumas já vêm de outros anos. No Chá Rosa vão estar mulheres a falar abertamente sobre como foi receber o diagnóstico, como foram os tratamentos, como Joana Torrão, Fabíola Mourinho, Madalena Morgado e Ana Belinda Lopes. “Uma conversa que pretende alertar as mulheres e homens, consciencializar que esta doença não acontece apenas aos outros, está presente ao nosso lado, no nosso seio familiar, no nosso grupo de amigos”, refere a LPCC.
"Não uma conversa de derrota, mas, precisamente, de mulheres que encararam o problema e estão no bom caminho. A médica de saúde geral e familiar vai falar da importância da prevenção e como os doentes receberam o diagnóstico e como é a postura das pessoas perante a doença e como isso pode ser um fator essencial para o sucesso de um tratamento”, descreveu Anabela Anjos.
Esta iniciativa conta com a participação do Projeto Famílias em Coro, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a anteceder a conversa com Catarina Pires, Médica de Medicina Geral e Familiar e as várias mulheres que deixam o seu testemunho.
As iniciativas do Outubro Rosa terminam no dia 26 de outubro com a uma caminhada pela cidade. “Vamos construir um laço no chão e tirar uma fotografia aérea. Todas as pessoas com T-Shirts Rosa”, adiantou Anabela Anjos.
O Outubro Rosa teve início no dia 1 de Outubro, com o castelo de Bragança a ganhar iluminação cor-de-rosa. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) apelou aos comerciantes para seguir o exemplo, colocando nas janelas da associação (que o espaço que temos de comunicação com o exterior) laços rosa.

Assinaturas MDB