// Nordeste Transmontano

PISA aplicado às escolas da região

Publicado por AGR em Qui, 2019-12-12 10:33

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes celebrou, no dia 5 de dezembro, em Lisboa, um Protocolo de Cooperação tendo em vista aplicação do PISA para as Escolas nos Municípios (PISA-M), anunciou aquele organismo em comunicado. De acordo com o mesmo documento, este protocolo celebrado com o Instituto Politécnico de Lisboa e a POLITEC & ID – Associação para o Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação vai permitir aplicar o “Teste para as Escolas baseado no PISA” nas Terras de Trás-os-Montes. No total vão ser abrangidas 12 instituições de ensino, num projeto destinado a alunos com 15 anos de idade.
A CIM das Terras de Trás-os-Montes foi uma das quatro CIM´s a nível nacional a ser convidada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) para integrar este projeto de Implementação do PISA para as Escolas nos Municípios (PISA-M).
Este projeto tem como objetivo operacional analisar o desempenho dos alunos das escolas no território, nas áreas da Matemática, da Leitura e das Ciências, cruzar esse desempenho com o contexto sócio económico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem, para o posterior desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa e consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos dos 9 municípios que integram as Terras de Trás-os-Montes. .

Assinaturas MDB