Planalto Mirandês com apetências naturais para o desenvolvimento de trufas de inverno
O presidente da associação micológica “A Pantorra” defendeu que o Planalto Mirandês tem apetência natural para o aparecimento da trufa negra ou trufa de inverno ('Tuber melanosporum'), sendo este o fungo de maior valor gastronómico conhecido. “Na região do Planalto Mirandês, entre os concelhos de Vimioso e Miranda do Douro, há uma zona calcária, com apetência para o desenvolvimento das trufas de inverno, (...) dadas as características do subsolo, como é caso da zona mineira de Santo Adrião”, explicou Manuel Moredo.
De acordo com o micólogo, já houve experiências de prospeção de trufas no distrito de Bragança, com recurso a um especialista espanhol, que trouxe cães treinados para farejar a zonas com potencial para a trufa negra.
“Este fungo está enterrado no subsolo a profundidades variadas até cerca de 20 centímetros e o cão detetou e foram encontradas algumas trufas em pequenas áreas. No caso dos concelho de Vimioso e Miranda do Douro, a área é muita vasta e este fungo poderá aparecer dadas as características do subsolo”, indicou. Segundo Manuel Moredo, o período ideal para se encontrarem trufas negras é entre novembro e março, onde estes fungos poderão alcançar vários milhares de euros.