Prazo para submissão de candidaturas ao Pedido Único sem penalizações até sexta-feira
O Ministério da Agricultura e Pescas decidiu alargar o prazo para submissão de candidaturas ao Pedido Único (PU) 2024 sem penalizações até 21 de junho, prazo limite para a submissão de candidaturas na presente campanha.
“A medida visa permitir que todos os agricultores possam beneficiar deste instrumento sem alterar o calendário previsto para pagamentos”, disse o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, à margem da sua visita à Feira da Cereja que decorreu no passado fim de semana, em Alfândega da Fé.
Este prazo, agora prolongado, terminaria amanhã, sexta-feira, havendo mais sete dias para a conclusão de todo este processo.
“Aquilo que peço é que os técnicos, que estão a fazer um esforço brutal, nomeadamente as confederações e todas as associações, que estão a dar apoio aos agricultores, mantenham esse apoio e que os agricultores não deixem para a última hora a submissão de candidaturas”, vincou o governante.
De acordo com a tutela, esta decisão surge na sequência de várias reuniões de trabalho conjuntas com elementos do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para acompanhar “in loco” o processo de apresentação de candidaturas e aferir as dificuldades sentidas nos procedimentos de carregamento e submissão destas candidaturas, pelas entidades que efetuam este serviço aos agricultores.
Nas reuniões de trabalho, o governante pôde aferir que subsistem dificuldades nos procedimentos, que justificam que se dê mais tempo para as candidaturas serem preparadas e carregadas por todos os beneficiários.
“Todos temos de fazer um esforço nesta reta final de submissão de candidaturas antes do fim do prazo de 21 de junho. Enalteço e agradeço o empenho e trabalho de todas as entidades e técnico, envolvidos na recolha e submissão dos processos de candidaturas e que têm sido inexcedíveis para dar resposta aos pedidos dos agricultores”, vincou
O governante fez ainda um apelo aos agricultores: “mantenham o bom ritmo no processo para permitir que todos possam beneficiar deste importante instrumento”.
O Ministério da Agricultura e Pescas reforça que apesar desta alteração do prazo para submissão de candidaturas sem penalizações até 21 de junho, depois dessa data não será possível a submissão de candidaturas ao Pedido Único, para não comprometer o calendário previsto para 2024.