Bragança

Primeira fase do parque da Trajinha já foi inaugurada e agora segue-se a criação de um parque aquático

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-07-20 10:48

A primeira fase das obras de requalificação do Parque da Trajinha, em Bragança, foram inauguradas na passada sexta-feira e, agora, o município pretende avançar para a construção de um parque aquático naquele espaço, que a autarquia espera que venha a ser “um projeto de referência” para toda a região.

“É um espaço muito bem localizado, no centro da cidade. Neste momento já terminámos a primeira e a segunda fase da Fase I. Estamos agora a trabalhar no projeto da Fase II, que consiste num parque temático, aquático, que há de ser um equipamento de referência no concelho e na região, para conseguirmos ter a capacidade de, durante a época, estival, segurarmos os nossos cidadãos, para que não tenham que se deslocar para outros pontos do território à procura de água. É esse o nosso objetivo”, adiantou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.

A parte inaugurada sexta-feira, com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, corresponde a um investimento de 1,8 milhões de euros, que permitem uma componente de ciclovia, que depois há de ficar ligada a toda a rede de ciclovias da cidade e, ao mesmo tempo, a instalação de variadíssimos equipamentos, “que permitem a utilização por crianças, jovens, adultos, pelas pessoas idosas”, anunciou Hernâni Dias.

“E, ao mesmo tempo, permitiu, também, uma grande requalificação do espaço, com vários hectares de intervenção ao nível dos espaços verdes. Foram plantadas 300 árvores novas e quase dois mil arbustos.

Houve ainda a criação de zonas de fruição para toda a comunidade que, seguramente, como já acontecia na fase que já estava aberta, vão, agora, ter oportunidade de desfrutar de toda a área intervencionada”, disse ainda o autarca.

Este parque “está aberto para as pessoas fazerem piqueniques, fazerem ginástica ao ar livre, deitarem-se ao sol, à sombra”. “Dá para fazer tudo”, garantiu.

Neste momento, falta ainda colocar as instalações sanitárias, cujo local está já destinado. “Ainda não foi possível entregar essas instalações, que resultam de um processo de pré-fabricação. Tem havido algum atraso mas iremos instalá-las imediatamente a seguir”, explicou.

Quanto à segunda fase, está a ser finalizado o projeto. “Depois haverá lugar ao lançamento da empreitada. E há aqui uma componente importante que é a questão financeira. E essa, também, é uma parte que não podemos descurar. Temos de estar sempre atentos para conseguirmos ir buscar financiamento, se pudermos”, disse.
Terá uma piscina, um lago natural, equipamentos radicais para as crianças, um slide. “Será um equipamento de referência”, frisou.

Assinaturas MDB