Nordeste Transmontano

PSP nega veracidade de mensagens que dão conta de roubos a residências e situações de criminalidade grave na cidade de Bragança

Publicado por . em Sex, 11/14/2025 - 15:56

Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Bragança identificou, hoje, a circulação de mensagens que descrevem alegados roubos em residências e outras situações de criminalidade grave, apresentadas como ocorrências recentes e frequentes na cidade de Bragança. A origem destas mensagens permanece indeterminada e o seu conteúdo não corresponde aos factos verificados pela Polícia de Segurança Pública, informou o comando de Bragança.
“ As informações em circulação, sobretudo, através de aplicações de mensagens, contêm relatos que não ocorreram ou para os quais não existe qualquer registo formal. A difusão destes conteúdos gera alarme social injustificado, alimenta perceções artificiais de insegurança e perturba a tranquilidade pública”, acrescenta a PSP num comunicado.
A PSP reafirma que, neste momento, não existe qualquer padrão de furtos ou roubos em residências na cidade de Bragança que sustente as narrativas difundidas. Todos os conteúdos que têm circulado foram analisados e comparados com as ocorrências registadas, não se verificando correspondência com a realidade.
A PSP aconselha os cidadãos a adotarem uma postura prudente quando confrontados com conteúdos de origem duvidosa e recomenda:
• Avaliar a origem da mensagem e confirmar a credibilidade da fonte;
• Identificar o autor e verificar se tem legitimidade ou competência para emitir a informação;
• Confirmar a data e o local dos alegados factos;
• Ler o conteúdo integral antes de o partilhar;
• Validar a informação junto de fontes oficiais, nomeadamente comunicados da PSP;
• Considerar a possibilidade de se tratar de sátira, humor ou manipulação deliberada.

Assinaturas MDB