Reviravolta com Tom certeiro dá a vitória ao Argozelo
A formação do Minas de Argozelo regressou este domingo às vitórias, mas teve de saber reagir às adversidades para garantir o triunfo suado sobre o Grupo Desportivo de Sendim, por 4-2, em partida relativa à 6.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.
A partida realizada no Campo da Cova, em Argozelo, fez prever um Sendim avassalador pelo que os comandados de André Irulegui produziram no primeiro tempo.
Impulsionados por uma atitude ofensiva alimentada por Diego Oliveira, Bruno Souza, Rodrigo Manso e o defesa Valentim, o Sendim mostrou a clara vontade de regressar aos triunfos e ao pódio da tabela classificativa.
As muitas oportunidades criadas fizeram prever o golo que se confirmaria, aos 16’, por intermédio de Bruno Souza. O avançado mostrou bastante mobilidade e rapidez na construção do primeiro golo, onde a bola só entrou à segunda tentativa, pois o poste devolveu o primeiro remate do brasileiro.
A primeira parte foi difícil para o Argozelo, mas os minutos finais do primeiro tempo deram conta de um grito de revolta dos argozelenses, que liderados por Ícaro conseguiram ameaçar a baliza do veterano Armando por duas ocasiões.
No segundo tempo entraram melhor os homens da casa, apostando numa abordagem mais pragmática às transições ofensivas. Aos 56’, Conceição que já mostrara vontade de brilhar, ganhou a bola num ressalto e atirou para o 1-1.
A festa dos visitados foi muita, mas o Sendim não demorou a estragar os festejos. Na sequência de uma bola parada batida por Cipriano, aos 59’, Diego Oliveira cabeceia para Rhuan na linha de golo empurrar a bola para o segundo golo do Sendim.
Sem baixar os braços à desvantagem, Fernando Teixeira fez algumas alterações na equipa e o resultado foi positivo. Aos 73’, Alekssander aproveitou a confusão instalada na área do Sendim para na recarga atirar para o empate a duas bolas.
Os minutos finais da partida levaram Tom aos céus, personificando o papel de herói da partida com dois golos, aos 85’ e 92’. O angolano concluiu uma reviravolta épica num jogo que fez as delícias dos adeptos presentes.
Após o encontro, André Irulegui, treinador do GD Sendim, falou de um jogo com duas partes opostas. “Na primeira parte tivemos muitas oportunidades e com um golo para nós. O jogo aqui é sempre muito difícil e muda repentinamente. Na segunda parte, o Argozelo foi melhor que nós, fizeram mais e o golo desconcentrou a nossa equipa. A procura pelo golo do empate e da vitória fez com que houvesse mais espaço e o que aconteceu foi normal. A ansiedade de marcar golo e pensar que a vantagem de 1-0 era curta traiu a minha equipa”.
Para Fernando Teixeira, treinador do Minas de Argozelo, este resultado valida o trabalho de uma equipa que teve de começar do zero. “A minha equipa não tem realizado mal as coisas, quando temos todo o plantel disponível efetuamos coisas engraçadas. Hoje a vitória foi construída com a união e caráter dos meus jogadores. Alterei o xadrez e deu resultado, coloquei mais homens no ataque e deu resultado. Ao intervalo estávamos a perder por 1-0 com muita felicidade nossa. O meu recado aos jogadores foi para jogar com alegria, tal como treinamos, do outro lado está outros onze homens só com uma classificação melhor. Há dois meses não tínhamos nada e fazer uma equipa de futebol não é fácil. Recuso que possa haver um excesso de ansiedade pelas vitórias por parte de alguns membros da Direção. Não somos os melhores por ganharmos, nem os piores quando perdemos”.
A próxima jornada dita um desafio complicado para o Minas de Argozelo com a deslocação a Rebordelo. O GD Sendim recebe o GD Torre de Moncorvo com a necessidade de regressar às vitórias para regressar aos lugares do topo da tabela.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 6.ª Jornada
Minas de Argozelo – GD Sendim 4-2
GD Moncorvo – GD Bragança 0-1
FC Carrazeda – ADC Rebordelo 1-4 (Jornada Invertida)
CDC Carção – Águia FC Vimioso Adiado
AE Africanos – Vila Flor SC Adiado
GD Mirandês – FC Vinhais Adiado
Classificação
J V E D P
2.º ADC Rebordelo 6 5 0 1 15
3.º GD Mirandês 5 3 2 0 11
4.º FC Vinhais 5 3 1 1 10
5.º GD Sendim 6 2 2 2 8
6.º CDC Carção 5 2 2 1 8
7.º Minas de Argozelo 6 2 1 3 7
8.º Águia FC Vimioso 4 1 1 2 4
9.º Vila Flor SC 5 1 1 3 4
10.º GD Moncorvo 5 0 2 3 2
11.º AE Africanos 4 0 1 3 1
12.º FC Carrazeda 5 0 0 5 0
Próxima jornada 7.ª 28/11/2021
Vila Flor SC-GD Mirandês; FC Carrazeda-FC Vinhais; Águia FC Vimioso-AE Africanos; GD Bragança-CDC Carção; GD Sendim-GD Moncorvo e ADC Rebordelo-Minas de Argozelo.
Ficha
Minas de Argozelo 4
GD Sendim 2
Campo da Cova, Argozelo
Árbitro: Rui Mouta
Minas de Argozelo: Miguel Veloso; Kleiton (Lopes 57’), Ícaro, Daniel Ramos, Nuno Cruz, Alekssander (Miguel Assis 90’)., Vasco Afonso (Tom 57’), Félix Romão (Sousa 45’), Humberto, Conceição, Gralhos.
Treinador: Fernando Teixeira.
GD Sendim: Armando, Rhuan, Valentim, Diego Oliveira, Genê (Leandro 74’), Manso (Alex Martins 61’), Iuri (Leandro 74’), Kevin Monteiro, Cipriano, Caio Procópio, Bruno Souza.
Treinador: André Irulegui.
Golos: Conceição (56’), Alekssander (73’) Tom (85’ e 92’); Bruno Souza (16’), Rhuan (59’).