Bragança

Santa Casa da Misericórdia de Bragança reforça prestação de cuidados na Saúde

Publicado por António G. Rodrigues em Qua, 2014-09-10 18:34

Com a abertura da Unidade de Cuidados Continuados na próxima segunda-feira, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança vê, assim, reforçado o seu leque de ofertas na área da saúde, beneficiando não só o concelho mas todo o distrito de Bragança.
A infraestrutura, cuja inauguração decorreu na última sexta-feira, com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, tem capacidade para 72 camas mas abre com 40 camas protocoladas nesta primeira fase.
Inclui uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 15 camas, e uma unidade de Longa Duração e Manutenção, com 25 camas.
Com quase quatro mil metros quadrados, esta UCC teve um custo elegível de 3,7 milhões de euros, comparticipado pelo FEDER em 2,580 milhões de euros. “Este é um equipamento que Bragança já precisava, que a população já reivindicava há muito tempo. Era uma lacuna no área do apoio à família, sobretudo na questão da saúde. Os nossos residentes, quando precisavam de cuidados continuados, eram colocados a mais de cem quilómetros de distância. E as famílias não entendiam porquê. Agora esse problema está ultrapassado”, frisou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves.
Com estas valências e equipamentos, a SCMB presta serviços  diários de apoio e acompanhamento, a cerca de 1 200 utentes.
“Com um orçamento anual a ultrapassar os 8 milhões de euros, garantimos emprego permanente a 310 colaboradores, que só em remunerações efectivas rendem ás famílias 250 000 mensais, o que significa que por ano a SCMB transfere para a comunidade local, só em remunerações dos seus colaboradores, cerca de  3 500 000 euros. Se a isto acrescentarmos o valor dos negócios que a instituição celebra e induz no mercado local para a sua actividade diária, percebemos como a SCMB é importante quer no contexto  social, quer no contexto económico nesta região tão interior”, sublinhou ainda Eleutério Alves no seu discurso.
Também o Presidente da Confederação das Instituições Particulares de Solidariedade Social, o Pe. Lino Maia, enalteceu a importância da abertura desta valência no concelho de Bragança, que se soma a uma outra no concelho de Mirandela, da Santa Casa local.
“Esta obra é muito importante na medida em que temos muitas pessoas, cada vez mais, aliás, que não devem continuar nos hospitais (que são serviços de emergência e não para acompanhar as pessoas). As instituições, com estas UCC, garantem o acompanhamento da pessoa de forma mais pessoal”, frisou

Assinaturas MDB