Bragança

Semana Ubuntu na escola Emídio Garcia

Publicado por . em Qui, 2023-05-25 11:32

Decorreu na semana de 8 a 12 de maio, no AE Emídio Garcia a segunda semana no âmbito do Projeto Escolas UBUNTU, integrado no Plano de Recuperação das Aprendizagens 21-23 Escola+, em que participaram alunos das turmas do 1º ano dos Cursos Profissionais de Animador Sociocultural e de Técnico Auxiliar de Saúde. “Trata-se de uma abordagem dinâmica e de aprendizagem através da experiência e da ação, assente nos valores da ética do cuidado, da liderança servidora e da construção de pontes, as três dimensões chave da metodologia UBUNTU”, explica António Padrão. Ao longo dos cinco dias, os formandos desenvolveram atividades diversificadas, como dinâmicas de grupo, momentos de reflexão pessoal, diálogos em pequeno grupo, visualização de filmes e receberam a visita de Jorge Nunes e do professor Luciano.

“Pretendeu-se, que os formandos se passem a conhecer melhor, que possam confiar nos seus recursos e capacidades, que reforcem a sua resiliência face às adversidades da vida, bem como possam ser mais empáticos e ter no serviço à comunidade uma grande fonte de realização pessoal”, concluiu.

As atividades foram orientadas pela equipa de educadores UBUNTU da escola (António Padrão, Fernanda Leal, Olga Pais e Isabel Barros.
Eliana foi uma das alunas participantes e mostrou-se agradada com as atividades.

“Gostei muito, foi uma das experiências que mais me marcou até agora, e espero que continue a marcar porque também farei por isso. Realmente esta experiência marcou-me muito pela positiva, fez-me perceber melhor os meus sentimentos, e perceber melhor o próximo, ganhei mais poder para controlar os meus sentimentos e mudar o meu passado e ver o passado de uma maneira mais positiva, sei que temos pensamentos positivos e negativos também em relação a vida simplesmente não podemos deixar que o lado negativo nos vença”, disse.

Assinaturas MDB