Miranda do Douro

Sendim transforma antiga escola primária em Centro de Inovação e Tecnologia

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-07-21 10:57

A antiga escola primária de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, vai dar lugar ao Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM) que vai abranger toda a região transmontana de forma a criar saber e promover posto de trabalho.

O novo centro tecnológico visa o desenvolvimento do empreendedorismo local e a promoção de inovação neste território, em estreito alinhamento com o tecido empresarial local, entidades e os jovens da região.

De acordo com Filipe Machado, o coordenador do CIT-TTM, este centro vai permitir juntar sinergias no desenvolvimento da região e também se poderem criar, aqui, postos de trabalho.

“Este novo centro vai fazer a cobertura nas áreas das novas tecnologias de toda a região transmontana. Vamos disponibilizar ofertas formativas. Vamos ter contacto com as empresas e entidades locais. Logo que possível, vamos também avançar com formação pós-laboral que seja transversal a todas as idades, o que é preciso é que haja vontade em aprender”, indicou o responsável.

O CIT-TTM, resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de ‘Business Intelligence’ e o município de Miranda do Douro, tem 15 empresas parceiras, entre elas a gigante Microsoft, Oracle, Mitel, ou as nacionais como a Primavera BBS, BI4ALL, Visual Thinking, VFR TECH, DevScope.

Por seu lado, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, este centro poderá ser uma das formas de fixar gente em territórios do interior.

“Estamos a falar de um centro de inovação e de tecnologia, que resulta de uma parceria entre a autarquia de Miranda do Douro e empresas, e que apostam na qualificação e formação de pessoas, voltadas para a ‘business intelligence’. Isto é absolutamente importante, num território que precisa de fixar população e atrair pessoas. É este tipo de iniciativas que são necessárias em porque funcionam em rede e criam emprego porque que só com emprego, os jovens se fixam nestes territórios, para neles viverem”, vincou a governante. Já a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, disse que a criação do CIT-TTM é um “grande desafio”, e só desta forma, e olhando com uma ótica de modernidade, é que a região poderá ser alavancada e colocar o interior ao nível dos demais territórios do país ou a nível mundial.

“Nós, só pretendemos, que este exemplo se replique por todo o país, principalmente, no interior”, vincou a autarca.

Neste projeto estão ainda envolvidas instituições de ensino superior, como a Universidade Portucalense e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, enquanto parceiros da APBI irão intervir no apoio e suporte às atividades do CIT-TTM.

Assinaturas MDB