Unidade de Saúde Pública promove a saúde fora dos ecrãs
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), através da Unidade de Saúde Pública, está a desenvolver um projeto de intervenção na comunidade tendo em vista a promoção do desenvolvimento saudável das crianças diminuindo a sua exposição a ecrãs, através da promoção de atividades mais saudáveis e enriquecedoras.
O projeto “Menos ecrãs, mais saúde”, que abrange as crianças dos 0 aos 5 anos (creche e pré-escolar), está a ser dinamizado pela médica interna de Saúde Pública na ULS do Nordeste, Ana Fonseca, que tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com os pais nas creches e jardins-de-infância de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela.
São iniciativas que consistem no “esclarecimento sobre as consequências da utilização inadequada e desregulada dos dispositivos com ecrã e na apresentação de recomendações para essa utilização, sensibilizando-os a promover atividades mais saudáveis com os seus filhos”, conta a médica interna de Saúde Pública.
Para reforçar esta mensagem sobre a importância de promover brincadeiras saudáveis na infância, foram programados dois eventos na comunidade, que incluem a dinamização de uma peça de teatro e atuações de dança e música.
O primeiro evento integrado neste projeto decorreu, no passado dia 30 de novembro, no auditório do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, e foi direcionado não só para os pais das crianças dos 0 aos 5 anos, mas também para pais e familiares de crianças e jovens de outras idades, profissionais das áreas da Saúde e da Educação e população em geral.
Do programa fez parte um momento de teatro com a peça “Abraços Digitais”, da Companhia de Teatro Trás Cena, que “retrata o dia-a-dia de uma família, e que, de forma lúdica, promove a reflexão sobre o papel das tecnologias no seio familiar e ainda uma atuação de dança por crianças da comunidade, ilustrando a existência de alternativas ao uso de ecrãs, mais saudáveis e enriquecedoras”, explica Ana Fonseca.
Este evento repete-se, no próximo sábado (07 de dezembro), pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Mirandela, com a encenação da peça “Abraços Digitais” pela Companhia de Teatro Trás Cena, atuação de dança promovida pela Dance Studio e momento musical proporcionado pela Esproarte – Escola Profissional de Arte de Mirandela. A entrada é livre.