A opinião de ...

“Se a Senhora das Candeias (02 de fevereiro) rir, está o inverno para vir.”

Está prestes a chegar ao fim o segundo mês do inverno meteorológico, janeiro que ficou marcado pela precipitação em geral abaixo do normal na nossa região, dominado na maior parte do tempo pelo anticiclone e pelos nevoeiros e sincelos, a chuva que se registou nos últimos dias não chegou para pelo menos se atingirem as médias climatológicas, pelo que será mais um mês seco, entre tantos que temos registado nos últimos anos.

Dando uma vista de olhos aos dados disponibilizados pelo Climate Prediction Center/NCEP, a dia 26 de janeiro, verificamos que em Bragança, apenas começou a chover a meados do mês e em quantidade pouco significativa, tendo acumulado cerca de 35 litros por m2.
Nos últimos dias a precipitação registada rondou os 15 litros, pelo que o total mensal andará em torno aos 50 litros, quando o normal seria terem caído cerca de 100 litros por m2.

Posto isto, parece claro que, o padrão meteorológico, à exceção de breves espaços de tempo, continua bloqueado, ou seja, continuamos a sofrer os efeitos de anomalias positivas na pressão atmosférica no atlântico norte, umas vezes mais próximo, outras vezes mais recuado, o anticiclone está sempre presente e influência de qualquer modo o tempo que faz na nossa região.
Outra consequência é a ausência de frio, janeiro terminou sem qualquer entrada de ar polar marítimo, sem qualquer frente vigorosa de inverno, sem qualquer pós frontal capaz de trazer neve a cotas baixas.
O frio e o sincelo da primeira quinzena foram devidos a inversões térmicas, sem frio em altitude e ao “pântano” anticiclónico.
De momento os modelos indicam um arranque de fevereiro com muita bonança, após as chuvas dos últimos dias, volta a estabilidade, as temperaturas mínimas descem ligeiramente e as máximas subirão notavelmente, pelo menos até dia 03. Bragança poderá chegar facilmente aos 16ºC no domingo e aos 18ºC na segunda-feira, Mirandela aos 19ºC/20ºC, Macedo de Cavaleiros aos 17ºC e Miranda do Douro aos 18ºC.

Dia 2 de Fevereiro é o dia da Senhora das Candeias, a avaliar pelas previsões, irá rir e muito, se se cumprir o ditado popular, teremos então o inverno para vir e avaliando os mapas a prazo, tal poderia mesmo suceder, mas deixamos essa possibilidade para a edição da próxima semana.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de toda a informação na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3766