A opinião de ...

Perda de sentido na cultura dominante: um apelo à vida

Enquadrada na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a paróquia de Alfândega da Fé propõe à comunidade em geral um debate (em perfil de conferência) sério, livre e coerente sob o tema “Perda de sentido na cultura dominante: um apelo à vida”. Esta Conferência quer contribuir para uma reflexão séria sobre o dom da vida e ajudar a solidificar um caminho conjunto de defesa, de protecção e de promoção da vida humana. A verdade é que vivemos um tempo de incertezas e de ataques constantes à vida e à sua inalienável dignidade. E, nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Santa Igreja propõe-nos a reflexão do tema da Providência Divina.
Deus nunca nos abandona e sempre providencia aquilo que é essencial. Nesse sentido, urge unificar o pensamento cristão acerca da vida e do dom que ela é.
Cito o texto introdutório da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que nos interpela à demanda pela defesa da vida nas suas mais variadas formas: «apoiamos as frias forças da indiferença, ou mostramos “benevolência fora do comum” e nos tornamos testemunhas da amorosa providência de Deus para todas as pessoas?».
Com efeito, esta Conferência tem como finalidade primeira formar solidamente todas as pessoas de boa vontade nos conteúdos fundamentais da antropologia bíblica e filosófica e dos essenciais princípios éticos e deontológicos, de modo que a comunidade paroquial, os agentes sociais e da caridade neste território, os demais profissionais de saúde, a comunidade escolar e a comunidade civil (em geral), possam dar uma resposta concertada e acertada na promoção da pessoa humana e na defesa da vida humana à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. Para isso contamos com a presença de um painel de ilustres senhores que ajudar-nos-ão nesse caminho. Contamos com a presença de todos e de cada um de vós.

Edição
3764