Macedo de Cavaleiros - Entrevista a Duarte Moreno

“Acordo com o CDS tem sido frutífero”

Publicado por AGR em Seg, 2015-06-29 12:10

Para além das alterações ao esquema de organização da Feira de S. Pedro, o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, na entrevista ao Mensageiro, falou, também, do Executivo camarário.
 
MB.: Não conseguiu a maioria nas eleições. Teve de negociar e fazer uma coligação. Como tem corrido a convivência, mesmo com a oposição?
DM.:
Tem corrido bem. Não nos deu a maioria no Executivo mas deu a maioria na Assembleia Municipal. Tem corrido bem. Negociamos com o CDS um acordo pós eleições e tem sido frutífero. O vereador Rui Costa está a fazer um bom trabalho nos pelouros que lhe foram atribuídos, no caso o Turismo, as Finanças e o Desenvolvimento Económico. O objetivo das pessoas que vêm para aqui é o de trabalhar e deixar uma marca de Macedo e não de fulano A, B ou C. É um objetivo que está a ser atingido por esta maioria. Quanto à oposição, faz o seu trabalho, que as questões mais políticas poderiam ser de outra forma e não são porque temos opiniões diferentes. Cada um tem a sua mas é um trabalho que também é meritório. Não é desprestigiante estar na oposição. Temos elementos que estão como oposição construtiva.

MB.: Teve a saída de uma vereadora. Comentou-se que teria sido em desacordo com o protagonismo que teria o vereador do CDS. Confirma?
DM.:
Não, não confirmo. A vereadora chegou àquela altura e disse que esta casa não a deixava respirar. Quando estamos aqui temos de fazer diversas coisas que não queremos, “engolir alguns sapos”. E ela resolveu voltar à sua vida. Está na vida que gosta, no Ensino, e ter a sua vida própria, algo que perdemos aqui. Deixamos de ter família, filhos, tudo. Às vezes as pessoas não estão preparadas para isso. Mas não houve conflito nenhum, antagonismo nenhum. Fez o seu melhor para Macedo.

MB.: Que grandes alterações prevê o PDM, que entra em vigor em agosto?
DM.:
É a redução dos perímetros urbanos.

MB.: E o aumento da área mínima para construção...
DM.:
Alargamos para dez mil metros. Estava em cinco mil. É uma das exigências do próprio plano de ordenamento regional.
 
“Endividamento excessivo será corrigido até final do ano”
 
MB.: Qual é o endividamento da autarquia?
...
(entrevista completa disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB