Baixo Sabor

Associação de Municípios prepara rota de pinturas murais a fresco com exemplares dos séculos XVI e XVI

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-03-02 10:51

Especialista colocaram descoberto importantes exemplares de pinturas murais a fresco no território do Baixo Sabor, datadas dos séculos XVI e XVII, que vou integrar uma rota turística específica a qual estará concluída em setembro e vai custar cerca de 900 mil euros abrangendo 23 igrejas e capelas.
O projeto “História a Fresco - Rota da Pintura Mural” vai incidir nos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, onde os especialistas têm colocados a descoberto, após a remoção da talha dos altares, “importantes exemplares desta arte”.
O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares, explicou ao Mensageiro que se trata de um importante projeto supramunicipal que abrange quatro concelhos destes territórios onde estão centradas expectativas de recuperação de importantes exemplares do património cultural religioso do Nordeste Transmontano.
“Estes trabalhos foram iniciados da melhor forma, com a descoberta de pinturas a fresco muito interessantes, datadas do século XVI, no concelho de Alfândega da Fé. Depois, os trabalhos seguiram Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, onde também houveram agradáveis surpresas”, explicou o responsável.

Assinaturas MDB