Bragança encerra participação no Campeonato de Portugal com vitória caseira
Num duelo de clubes sentenciados à despromoção, o Grupo Desportivo de Bragança venceu, este domingo, o São Martinho, por 3-1, em jogo da 26.ª e última jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
No Estádio Municipal de Bragança, a equipa brigantina começou a partida, praticamente, a vencer com um belo golo de canto direto, aos 4’, apontado por Gabriel Branco.
Na segunda parte, aos 49’, na transformação de um castigo máximo, após mão na bola de Tiago Valente, Nuninho, que alcançou a marca de 150 jogos pelo Bragança, aumentou a vantagem canarinha.
Aos 74’, o São Martinho iria reduzir a diferença por João Freitas e, aos 76’, sem perder tempo, Ruben Gonçalves, com um remate fora da área, bateu Igor e assegurou o triunfo por 3-1.
Nas declarações finais, João Diegues, porta-voz da equipa técnica brigantina, assumiu que a ausência de pressão, num cenário indesejado, ajudou a uma exibição bem conseguida. “Foi um jogo no qual a equipa esteve muito bem, mostrando-se muito confortável a jogar sem pressão, conseguindo demonstrar a sua qualidade. O resultado acaba por pecar por escasso, numa excelente partida, contra um são Martinho que esteve igualmente bem. Infelizmente, para ambas as equipas, já não contava muito. Deixo também uma palavra aos nossos adeptos e aos adeptos do São Martinho, que numa situação complicada, não deixaram de apoiar o seu clube”.
“A equipa jogou sem pressão, ao contrário do que aconteceu durante a temporada. A equipa é muito jovem e, ao longo da época, faltou a experiência, frieza e maturidade para conseguir os objetivos de manutenção. Tendo em conta as dificuldades financeiras para contratar jogadores, é complicado conseguir a contratação de jogadores mais experientes,” analisou o técnico.
O futuro de João Diegues passará, certamente, pelo regresso ao treino específico de guarda-redes, mas a incógnita será ao serviço de que emblema. “O meu futuro passará pelas balizas, no treino de guarda-redes, conforme é o meu desejo. Onde continuarei a minha carreira é uma incerteza, até porque o clube vai a eleições e a minha continuidade não está assegurada”.
João Diegues aproveitou, ainda, para falar sobre André Reis, que se lesionou no aquecimento. “Gostaria de dedicar esta vitória ao André Reis, que se lesionou com alguma gravidade no joelho. O André é um elemento vital deste grupo, apesar da temporada complicada onde somou poucos jogos”.
Contas fechadas na Série A, Amarante FC e SC Vianense irão disputar a Fase de Acesso à Liga 3, enquanto Merelinense, Pedras Salgadas, Monção, Maria da Fonte, AR São Martinho e Bragança descem aos distritais.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho