Mirandela

Cadáver não é reclamado há mais de um mês

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-05-24 10:31

Desde o dia 11 de abril, que o corpo de um homem de 78 anos de idade, um mecânico aposentado, que foi encontrado já em avançado estado de decomposição no interior da sua habitação, em Mirandela, continua por reclamar na morgue da delegação do Instituto de Medicina Legal, situado nas instalações do hospital local.

O homem vivia sozinho e já não era visto pela vizinhança há vários meses e terá sido o senhorio da habitação que, estranhando a falta de pagamento de vários meses de renda, se deslocou a casa, bateu à porta e pela ausência de qualquer resposta, deu o alerta.

Ao que apurámos, a autópsia concluiu que a morte ficou a dever-se a causas naturais. No entanto, o cadáver ainda não terá sido reclamado por qualquer familiar.

Por lei, o prazo máximo que os mortos não reclamados podem ficar nos serviços médico-legais é de 30 dias, mas há várias exceções, que podem levar ao prolongamento do prazo, nomeadamente a tentativa de encontrar algum familiar.

Caso a situação se mantenha, compete à câmara municipal ou à Santa Casa da Misericórdia proceder ao enterramento do corpo, que tem a sua campa identificada com um número atribuído pelo cemitério, caso apareça algum familiar.

De qualquer forma, terá de ser sempre o Ministério Público a dar o aval a este procedimento.

Assinaturas MDB