Vinhais

Câmara vai adquirir camião-cisterna com apoio da Agência Portuguesa do Ambiente para reforçar abastecimento de água

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-09-22 10:55

A Câmara Municipal de Vinhais vai adquirir um camião-cisterna para reforçar o abastecimento pública de água no concelho nos períodos de seca, como a que se enfrenta este ano.
A aquisição resulta do protocolo de colaboração técnica e financeira para "Medidas de Combate à Seca", como a aquisição de material de transporte aquisição de camião - trator, trator e Cisterna celebrado entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que financia com 150 mil euros a compra do camião. “É uma forma de assegurar o fornecimento de água”, explicou o vice-presidente da APA, Pimenta Machado, à margem da assinatura do acordo na passada terça-feira. "Vamos financiar este sistema para alimentar as aldeias, por causa da seca dos sistemas autónomos, que ficaram sem água”, referiu o responsável da APA.

O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, que reconheceu a importância de o município possuir um camião-cistena nestes tempos de carência de água.
O município tem investido na recuperação de nascentes nas aldeias do concelho e este verão foram melhoradas cerca de uma dezena.
A APA já celebrou um protocolo idêntico com a Câmara de Vimioso para a aquisição de um camião-cisterna e para a requalificação do açude do Rio Angueira. Esta entidade vai transferir cerca de 1,3 milhões de euros para sete municípios para medidas que minimizem os efeitos da seca.

Assinaturas MDB