Nordeste Transmontano

CIM das Terras de Trás-os-Montes promove território na BTL

Publicado por . em Qui, 2023-03-02 10:39

À Mesa Com...” é o mote da participação da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) na Bolsa de turismo de Lisboa (BTL), anunciou aquele organismo, em comunicado.
A CIM-TTM apresenta-se na maior Feira de turismo nacional com um stand próprio, com uma área de 180m2, localizado no pavilhão 2, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Tendo como principal objetivo a promoção integrada do território, que abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, a CIM-TTM, em conjunto com os nove municípios que a integram, prepararam um programa que visa “desafiar os visitantes a descobrir e explorar esta região”, lê-se.
“De modo a afirmar o território como um destino turístico de excelência, valorizando e potenciado as suas marcas identitárias, a CIMN-TTM criou a marca territorial “Terras de Trás-os-Montes”. Esta é uma marca territorial que se pretende identificativa do território, tanto no campo da promoção turística como no da divulgação e valorização dos produtos endógenos e serviços de apoio à atividade turística. Assenta em dois pilares fundamentais: PERTENÇA e ORIGEM. Neste âmbito foi criado um selo que já conta com a adesão de mais de 100 produtos locais. Este selo é uma garantia da origem e foi criado com o intuito de valorizar e promover os produtos e serviços dos nove municípios da CIM-TTM”, explica o comunicado.
É com esta marca chapéu que a CIM-TTM se apresenta BTL. De 1 a 5 de março, a mesa transmontana e os produtos com o selo da marca “Terras de Trás-os-Montes”. vão estar em destaque e alimentar a conversa à volta da oferta e potencialidades turísticas deste destino.
De facto, não há como nos sentarmos à mesa para conhecermos uma região. Nestas Terras, a gastronomia tem as marcas da geografia e da paisagem, mas também da história e costumes das suas gentes. Leva-nos até às Arribas do Parque Natural do Douro Internacional, conduz-nos pelo parque Natural de Montesinho, pelo GeoparK Terras de Cavaleiros, pelos Lagos do Sabor, fala-nos dos Vales da Vilariça e Tua.
A rica gastronomia da região assume-se como um dos principais traços identificativos do território e é também um dos fatores impulsionadores do movimento turístico que tem vindo a conhecer, nos últimos anos, uma oferta e crescimento significativos.

Assinaturas MDB