Nordeste Transmontano

Cimeira ibérica não priorizou corredor ferroviário Porto-Zamora pelo distrito de Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-16 17:09

O corredor ferroviário entre Porto-Vila Real-Bragança-Miranda do Douro-Zamora reivindicado pelos autarcas transmontanos não está incluído no documento final da última Cimeira Luso-Espanhola, que teve lugar ontem na ilha espanhola de Lanzarote.

Segundo o documento Portugal e Espanha reiteram a importância fulcral da ferrovia entre os dois países e “destacam a entrada em funcionamento de 150 KM na linha Badajoz-Plasencia, bem como os importantes avanços efetuados nos restantes troços da ligação Lisboa-Madrid, nas ligações Porto-Vigo e Mérida- Puertollano, avanço de obras e planeamento na ligação Aveiro-Salamanca e início dos estudos da conexão Faro-Huelva-Sevilha, neste caso um novo corredor.

Destacaram ainda o objetivo de fixar população e atrair novos perfis demográficos aos territórios transfronteiriços “desde logo através das acessibilidades rodoviárias transfronteiriças aprovadas na Cimeira da Guarda, como as conexões Bragança-Puebla de Sanábria, Zamora-Quintanilha e Miranda do Douro-Zamora via Sayago”.

Até ao momento não foi possível contactar o presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes para comentar estas intenções que saíram da cimeira ibérica.

Assinaturas MDB